O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), discutiu, nesta quarta-feira (30), com a professora Maria Inês da Silva Barbosa, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante a Conferência Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS). O conflito começou após a docente utilizar pronome neutro durante o evento.
Prefeito de Cuiabá discute com professora por uso de pronome neutro em evento do SUS.
"Aqui no nosso município, na nossa gestão, a gente não trabalha com pronome neutro, nem com doutrinação ideológica. Durante a minha gestão, não vou aceitar a manifestação de pronome neutro. Se a senhora não se sentir à vontade em fazer uma apresentação que discuta a saúde de Cuiabá sem doutrinação ideológica e sem manifestação de pronome neutro, eu vou suspender a apresentação", afirmou.
Em seguida, Maria Inês reforçou a ideia de saúde para “todos, todas e todes” e disse que não seria necessário que o prefeito suspendesse a apresentação, pois ela se retiraria do local.
"Quando eu falo de equidade, eu tenho que falar de todos, todas e todes porque essas pessoas querem ser ouvidas. Não tenho como falar do acesso universal igualitário a todas as ações e serviços de saúde, sem me referir a todos, todas e todes. O senhor não vai precisar me retirar da sala porque eu me retiro", respondeu a professora.
O pronome neutro serve para incluir pessoas que não se identificam com os gêneros masculino ou feminino na linguagem, como pessoas não-binárias ou intersexo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.