Luciano Hang Reprodução
Embora a legenda do post traga o aviso “marcado pelo criador como gerado por IA”, o conteúdo foi enviado à verificação por um leitor, o que indica que há pessoas que podem ter acreditado na autenticidade do vídeo.
Na verdade, como verificado pelo Comprova, a imagem usada no post é verdadeira; o que foi manipulado foi o áudio. Fazendo uma busca no perfil oficial de Hang no TikTok, a reportagem encontrou o vídeo usado na publicação verificada aqui.
Nele, Hang não menciona Lula ou as eleições de 2026 em nenhum momento. Em um vídeo sobre a Havan chegando aos 40 anos, o empresário fala sobre qual seria o “segredo do sucesso” do seu negócio.
Por meio da comparação entre o vídeo original, publicado por Luciano Hang, e o material manipulado, é possível notar que os movimentos corporais do empresário são idênticos nos dois registros. Isso indica o uso de deepfake, tecnologia que permite criar vídeos realistas em que pessoas parecem dizer ou fazer algo que nunca aconteceu. Como afirmado acima, a manipulação foi apenas no áudio.
Ao comparar o vídeo verificado e o publicado por Hang, é possível ver que são os mesmos; o desinformador usou imagens do conteúdo original e alterou a voz com uso de IA. Nas imagens, os olhos, a expressão do rosto e a posição das mãos e da cabeça mantêm-se a mesma, mas a boca parece diferente em função do uso de IA para manipular a fala.
Antes disso, durante o período eleitoral, em 2022, Hang havia feito campanha para Jair Bolsonaro (PL), participando de eventos promovidos pelo ex-presidente. O Comprova tentou contato com o empresário, mas não obteve resposta até o momento desta publicação.
Quem criou o conteúdo investigado pelo Comprova
A postagem foi criada por um perfil que possui 10,9 mil seguidores no TikTok. A conta utiliza como foto de perfil a expressão “Breaking News” em caixa alta, acompanhada de uma sirene vermelha, o que sugere uma estética voltada à divulgação de conteúdos noticiosos.
A biografia da conta, no entanto, permanece sem descrição, e o vídeo investigado é o único conteúdo publicado até o momento desta verificação. O vídeo atingiu 778,2 mil visualizações, o que indica alto alcance e potencial de viralização, mesmo sem histórico anterior de postagens.
Tentamos contato com o responsável pelo perfil para entender se é o autor original do conteúdo ou apenas um reprodutor, bem como para questionar suas fontes e intenções com a publicação, mas o perfil está bloqueado para receber mensagens.
Por que as pessoas podem ter acreditado
A publicação utiliza táticas de persuasão como o uso de figura de autoridade, ao colocar Luciano Hang, empresário conhecido por seu posicionamento político, como suposto autor da fala, conferindo credibilidade ao conteúdo.
Há também apelo à emoção, especialmente à surpresa, ao apresentar uma suposta mudança radical de posicionamento político. A frase “vou contar coisas que ninguém nunca teve coragem” sugere teoria da conspiração e instiga a curiosidade do público, incentivando o engajamento.
Além disso, o vídeo utiliza elementos visuais apelativos, como a imagem do presidente sorrindo com a frase “Lula 2026”, para reforçar a narrativa de apoio e gerar maior impacto visual.
Fontes que consultamos: Matérias jornalísticas envolvendo Luciano Hang, NotebookLM para transcrição do áudio.
Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas, eleições e golpes virtuais e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.
Outras checagens sobre o tema: O Comprova mostrou que vídeo distorce fala de Lula para atribuir a ele ataque à democracia e que vídeo usa IA para manipular imagens do presidente no G7 e simular embriaguez. Em maio de 2024, o Comprova mostrou que é falso que Luciano Hang tenha mais aeronaves atuando no Rio Grande do Sul do que a Força Aérea Brasileira.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.