Explosão aconteceu na manhã desta terça-feira no Paraná Reprodução / Bombeiros

Uma explosão em uma fábrica de materiais explosivos deixou nove mortos, na madrugada desta terça-feira (12) em Quatro Barras, no Paraná. Ao DIA, a Secretária de Segurança Pública informou que a ocorrência aconteceu por volta das 5h50 na unidade da Enaex Brasil. Segundo a empresa, outros sete trabalhadores tiveram ferimentos leves, receberam atendimento médico e liberados.
Inicialmente, o secretário de Segurança Pública do estado, coronel Hudson Leôncio Teixeira, informou que nove pessoas estavam desaparecidas e a polícia havia confirmado a ocorrência de óbitos — sem divulgar, no entanto, o quantitativo de vítimas. No início da noite, a empresa Enaex Brasil confirmou a morte dos nove funcionários, seis homens e três mulheres.

A empresa fabrica e fornece produtos explosivos para a indústria de mineração a céu aberto e subterrânea, além de empresas de demolições e construção civil. 
O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), prestou solidariedade às famílias. "Lamento profundamente os nove óbitos registrados na explosão em Quatro Barras nesta terça-feira (12), confirmados no começo da noite. Eram trabalhadores e trabalhadoras que tinham histórias vinculadas ao Paraná. Minha solidariedade a todos os familiares e amigos. Esse é um dia triste na história do nosso Estado", escreveu.
Conforme o Corpo de Bombeiros, a área da estrutura que explodiu é de 25 metros quadrados e restou apenas uma cratera no local. 
A força da explosão abalou casas e imóveis comerciais na vizinhança. O bloco de fumaça saindo do local era avistado à distância. A empresa fica na margem da BR-116, mas o tráfego não chegou a ser interditado. Em 2004, uma explosão na unidade deixou quatro pessoas mortas.
O esquadrão antibombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) isolou a área e equipes da Defesa Civil do Estado trabalharam no local. A Polícia Científica irá investigar as causas da explosão e fará a identificação dos corpos, alguns fragmentados pela força da explosão.