Trump afirmou que sua insatisfação se refletiu nas tarifas aplicadas ao BrasilAFP / Reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) divulgou, nesta segunda-feira (18), a íntegra da carta enviada por Donald Trump a Jair Messias Bolsonaro no X (antigo Twitter). Datado de domingo (17), o documento é o segundo do republicano ao ex-presidente desde o anúncio do aumento das tarifas ao Brasil.
"Tenho visto o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente! Não estou surpreso ao vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país", escreveu o republicano.
Trump também afirmou estar "preocupado" com a liberdade de expressão e disse que sua insatisfação se refletiu nas tarifas aplicadas ao Brasil.
"Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do governo atual. Tenho manifestado fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto através de nossa política tarifária."
Autoexilado nos EUA, Eduardo tem se empenhado em solicitar sanções contra o Brasil junto a autoridades americanas. O objetivo do filho do ex-presidente é pressionar o Congresso por uma anistia para os investigados na tentativa de golpe de Estado, incluindo Jair Bolsonaro (PL).
O deputado confirmou que estava presente na reunião em que o tarifaço foi debatido e pedia pela aplicação da lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, do STF, o que de fato ocorreu.
Veja abaixo a íntegra traduzida da carta de Trump a Bolsonaro:
Tenho visto o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente! Não estou surpreso ao vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país.

Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do governo atual. Tenho manifestado fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto através de nossa política tarifária.

É meu sincero desejo que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar opositores políticos e encerre seu regime ridículo de censura. Estarei observando atentamente.
* Com informações do Estadão Conteúdo