Ventos associados ao ciclone tendem a causar estragos Reprodução/internet

Rio - A formação de um novo ciclone extratropical nesta terça-feira (19) sobre o norte da Argentina deve trazer instabilidades severas ao Sul do Brasil, com previsão de chuvas fortes, temporais e ventos de até 91 km/h, segundo o Climatempo.
A frente fria associada ao sistema vai avançar pelo Centro-Sul do país, atingindo especialmente os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e partes do Mato Grosso do Sul.
Inmet emite alerta laranja para mais de 400 cidades
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de tempestade, válido para mais de 400 municípios nas áreas afetadas. O aviso indica risco de queda de árvores, alagamentos, granizo e cortes de energia.
Quarta-feira (20) segue com tempo instável
Mesmo com o possível enfraquecimento gradual das chuvas ao longo de quarta-feira, o vento seguirá forte. Isso ocorre porque o ciclone se desloca lentamente em direção ao oceano, mantendo o clima agitado no Centro-Sul do Brasil.
O que é um ciclone extratropical?
O ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão atmosférica típico de latitudes médias (como Europa, América do Norte e partes do Brasil), formado a partir do contraste entre massas de ar quente e frio.

Esses sistemas são caracterizados por ventos fortes e persistentes, chuvas volumosas, queda brusca de temperatura e, em alguns casos, até neve em regiões elevadas.