Ronaldo Caiado, governador de Goiás, tem a gestão mais bem avaliada entre todos os estados pesquisadosSecom-GO
Aprovação de governadores presidenciáveis vai de 55% a 88%, aponta pesquisa
Ao todo, foram consideradas gestões de oito estados no levantamento
São Paulo - Pesquisa da Genial Quaest divulgada nesta sexta-feira, 22, mostra que a aprovação de governadores cotados para disputar a Presidência da República em 2026 supera 50%. Ao todo, foram consideradas no levantamento gestões de oito estados. Em cinco deles, os chefes do Executivo ou já são pré-candidatos ao Palácio do Planalto ou têm os nomes ventilados para a disputa do ano que vem.
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, tem a gestão mais bem avaliada entre todos os estados pesquisados. A aprovação do pré-candidato a presidente oscilou, entre abril e agosto, de 86% para 88%, enquanto a desaprovação continuou estacionada em 9%. As áreas em que Caiado vai melhor são segurança (74% de aprovação) e educação (71%).
Também presidenciável, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), é aprovado por 84% dos paranaenses, aponta a pesquisa. São três pontos a mais do que no último levantamento, de fevereiro. Enquanto isso, são 12% os que desaprovam a gestão (eram 14%). Seu melhor resultado é na área de emprego e renda, na qual tem conceito positivo de 64%.
Em seguida aparece Tarcísio de Freitas (Republicanos). O governador de São Paulo tem a gestão aprovada por 60% dos paulistas, enquanto 29% desaprovam. Os números são de estabilidade se comparados ao levantamento anterior. Em fevereiro, eram 61% os que aprovavam Tarcísio e 28% os que desaprovavam.
Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador tem dito que pretende concorrer à reeleição, mas ele é cotado como o nome da direita para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. A área com a melhor avaliação é a infraestrutura (49%). A pior se dá na área de segurança - é a única em que o índice negativo (36%) supera o positivo (28%).
Queda
Em seu segundo mandato no Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD) estuda concorrer ao Planalto ou ao Senado. Segundo a pesquisa, o gaúcho tem 58% de aprovação e 38% de desaprovação. Em fevereiro, eram de 62% de aprovação e 33% de desaprovação.
Quem também viu os números piorarem foi Romeu Zema (Novo). O governador de Minas Gerais, que em fevereiro era aprovado por 62% dos eleitores, agora tem o aval de 55%. Enquanto isso, os que desaprovam seu governo passaram de 30% para 35%. Zema lançou sua pré-candidatura à Presidência neste mês.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.