Página usada pela suspeita para divulgar fofocas sobre moradores de Conceição das Alagoas e UberabaDivulgação / Polícia Civil

Uma jovem de 21 anos foi presa preventivamente pelo crime de extorsão digital, nesta terça-feira (9), no município de Conceição de Alagoas, em Minas Gerais. Segundo a Polícia Civil, ela era administradora de uma página de fofocas na região e cobrava até R$ 300 para remover as postagens difamatórias.

A página, intitulada "Leo Dias CDA", vinha causando problemas na comunidade com publicações que atentavam contra a honra e a dignidade de moradores de Conceição das Alagoas e Uberaba. As autoridades deflagraram a Operação Maledicta Bocca, que durou aproximadamente 50 dias, em que foram reunidas provas de que a suspeita exigia pagamentos para tirar as postagens.
De acordo com as investigações, a jovem teria feito dessa prática criminosa sua fonte de renda, prejudicando a vida de suas vítimas. O nome dela não foi divulgado pela Polícia Civil.

O delegado Bruno Vinicius, responsável pelo inquérito, orientou que todas as pessoas que se sentiram lesadas e que efetuaram pagamentos para a remoção das publicações devem buscar a polícia para registrar um boletim de ocorrência.

"A internet não é e nunca será uma terra sem lei. A Polícia Civil trabalhou incansavelmente na apuração dos delitos, analisando mais de 12 mil páginas de conteúdo. A investigação prossegue e um volume ainda maior de dados será analisado", disse.

Conforme determinado pela 1ª Vara Criminal de Conceição das Alagoas, foi decretado o bloqueio das contas utilizadas para receber os pagamentos. Além disso, o perfil utilizado pela suspeita também foi suspenso por tempo indeterminado.

A jovem segue detida na Penitenciária Professor Aloisio Inácio Oliveira, em Uberaba. As investigações da Polícia Civil continuam para apurar mais detalhes do crime.