Engenharia da Computação e Direito também estão entre os cursos mais concorridos do Enem Reprodução
Notas de corte
- Medicina (Unilab) - 856,44
- Medicina (UFRJ - Cidade Universitária) - 823,79
- Engenharia da Computação (UTFPR) - 823,38
- Medicina (UEM) - 822,62
- Medicina (UFSC) - 820,60
- Medicina (UFTM) - 819,92
- Medicina (UEMS) - 818,14
- Medicina (UFMG) - 812,48
- Medicina (UFRJ - Macaé) - 812,26
- Medicina (UFSB) - 811,91
Vestibulandos
“No primeiro dia, eu abro o caderno de questões e vejo o tema da redação. A partir disso, já consigo pensar nos repertórios e ideias que eu posso colocar no meu texto. Eu gosto de dividir entre 15 questões de linguagens e 15 questões de humanas, assim eu vou intercalando até fechar a prova”, relatou a jovem.
No segundo domingo, quando os conhecimentos avaliados são de Ciências da Natureza e Matemática, Maria Luiza afirma que prefere fazer as questões de biologia primeiro. Depois disso, ela prioriza as mais fáceis de matemática. A candidata explica que costuma deixar as questões de maior dificuldade para o fim, como as de Física.
Miguel Morgado Mota, 20 anos, está no seu terceiro ano de cursinho. Por isso, diz ter uma bagagem maior. Para ele, os estudos têm fluído de uma maneira mais fácil. O estudante afirma que a preparação está mais leve dessa vez, mas continua sendo cansativa.
A estratégia de Miguel no dia da prova é sempre começar pelas questões mais fáceis. O aluno relata que, na parte de Linguagens e Ciências Humanas, sempre inicia pelos enunciados com imagens. Depois, vai para os que têm texto pequeno e escreve a redação. Assim, o vestibulando consegue otimizar o tempo e ter um controle maior sobre a avaliação.
“No segundo dia, eu tento seguir com a mesma estratégia. Eu primeiro passo o olho na prova para ver quais são as questões que eu tenho uma facilidade maior. A partir disso, vou fazendo marcações para saber quais são as fáceis, as difíceis e as médias”, acrescenta o candidato.
A docente recomenda a resolução de questões para o preparo pré-prova. Segundo ela, é imprescindível que o candidato faça pelo menos 40 questões por dia, para ir se acostumando com a quantidade de enunciados que vai ter que ler e resolver no dia do exame. Jade também ressalta que o Enem cobra resistência do vestibulando, por serem cinco horas seguidas de prova.
Sobre os conteúdos de Biologia que mais caem no vestibular nacional, a coordenadora cita a fisiologia humana, genética, bioquímica e ecologia. A professora também destaca que o Enem costuma utilizar experimentos, análises e quadros comparativos para estruturar suas questões. Ou seja, não é só o conhecimento de ciências da natureza que é exigido do aluno, mas também outras habilidades, como a de análise.
A ordem de resolução das questões também é um fator muito importante, de acordo com o docente. Ele explica que começar pelas disciplinas nas quais o aluno tem mais facilidade pode ajudar a economizar tempo. Por último, o professor ressalta que a revisão das questões é essencial para não errar quando for passá-las para o cartão-resposta.
Como preparação para a reta final, Bruno indica que o foco deve estar em fazer provas anteriores e revisar o conteúdo já estudado. O professor lembra que este não é o momento para aprender novas matérias do zero, mas sim revisitar o que já foi consolidado na mente do aluno.
Dormir bem, ter uma alimentação saudável e respeitar os limites do corpo também estão entre as recomendações do docente. Além disso, ele avalia que o candidato deve ter confiança em si mesmo e no trabalho que foi feito durante o ano para conseguir um desempenho bom na prova.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.