O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou neste domingo, 14, a morte do músico Hermeto Pascoal. O artista faleceu, aos 89 anos, no Rio de Janeiro, devido a uma falência múltipla dos órgãos.
Em uma publicação nas redes sociais, Lula escreveu: "A música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal. (...) O talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo.
Conhecido como 'O Bruxo' pela capacidade de transformar qualquer objeto em instrumento musical, o chefe do Executivo destacou que ele era multi-instrumentista, compositor e arranjador. Além de citar que condecorou o artista com a Ordem do Mérito Cultural.
"Transformou em música tudo o que tocava: do piano à flauta, do berrante até instrumentos improvisados de cozinha e brinquedos. Dialogou com o jazz, a música popular brasileira e as tradições regionais. Em 2010, eu tive a honra de condecorá-lo com a Ordem do Mérito Cultural", continuou.
"Hermeto sempre nos ensinou a não deixar a tristeza dominar. Por isso, convido os brasileiros a celebrarem sua história e sua música. Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que foram inspirados por sua arte. O Brasil se despede com gratidão deste grande artista.", concluiu.
A música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal, que nos deixou neste sábado, dia 13, aos 89 anos. O talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo.…
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também lamentou a partida do artista e lembrou que já teve a "honra de dividir o espaço especial do palco" com Hermeto.
"Um mestre generoso que transformou a música brasileira em alquimia sonora, ousando ir além do imaginável e mostrando que a arte nasce da liberdade e da criatividade. Sua perda entristece todo o Brasil. Hermeto é patrimônio da nossa cultura. Sua magia segue viva no povo brasileiro e em todos os artistas com quem ele criou. Que sorte tivemos! Meus sentimentos aos amigos, familiares e fãs. Obrigada, mestre!", escreveu.
Lamento profundamente a partida de Hermeto Pascoal. Nosso Bruxo que tive a honra de dividir o espaço especial do palco.
Um mestre generoso que transformou a música brasileira em alquimia sonora, ousando ir além do imaginável e mostrando que a arte nasce da liberdade e da… pic.twitter.com/mmo2Ahwm2i
O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB) destacou a importância da música produzida pelo artista alagoano.
Hoje nos despedimos do gênio alagoano Hermeto Pascoal. Compositor, multi-instrumentista e ícone da música, sua criatividade, ousadia e arte ultrapassaram fronteiras deixando um legado eterno que nos enche de orgulho. Meus sentimentos a todos os admiradores deste grande artista", publicou.
Hoje nos despedimos do gênio alagoano Hermeto Pascoal. Compositor, multi-instrumentista e ícone da música, sua criatividade, ousadia e arte ultrapassaram fronteiras deixando um legado eterno que nos enche de orgulho. Meus sentimentos a todos os admiradores deste grande artista. pic.twitter.com/bd2rRQNaef
Hermeto Pascoal morreu na noite de sábado (13). A informação foi confirmada pela família em um texto publicado nas redes sociais do músico. O artista estava internado no Hospital Samaritano Barra, na Zona Sudoeste do Rio, desde o dia 30 de agosto por causa de complicações de uma fibrose pulmonar.
A unidade médica informou em nota que "a despeito de todo suporte terapêutico, o quadro se agravou nas últimas horas, evoluindo para falência múltipla dos órgãos".
O velório será realizado nesta segunda-feira (15), na Areninha Cultura Hermeto Pascoal, localizada na Praça Primeiro de Maio, em Bangu, Zona Oeste da cidade. A cerimônia será aberta ao público das 14h às 21h.
Pascoal deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos. Seu legado permanece como um dos mais ricos e originais da história da música brasileira.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.