Encontro da Conapir serve para discutir a promoção da igualdade racial e vai ocorrer em Brasília até a sexta-feira (19) Ricardo Stuckert
Lula: 'Não podemos tolerar que jovens negros sejam alvos preferenciais de forças de repressão'
Declaração do presidente foi feita na cerimônia de abertura da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial
São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira, 15, que o País não pode tolerar que jovens negros de periferias sejam "alvos preferenciais" de agentes da segurança pública, a quem chamou de "forças de repressão". A declaração do presidente foi na cerimônia de abertura da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir).
"É inadmissível que jovens e mulheres negras sejam as maiores vítimas da violência. Não podemos tolerar que jovens negros da periferia continuem a ser alvos preferenciais das forças de repressão. Racismo é crime e também uma doença que precisa ser erradicada do nosso País", afirmou o presidente.
No discurso para os participantes do evento, Lula disse que as políticas sociais do governo permitiram que a "cara do povo brasileiro" fosse vista em lugares frequentemente ocupados por pessoas brancas. Um dos exemplos citados pelo presidente foi a Universidade de São Paulo (USP). O presidente disse também que a igualdade racial "continua sendo um compromisso ético" nas gestões petistas.
O encontro da Conapir serve para discutir a promoção da igualdade racial e vai ocorrer em Brasília até a sexta-feira, 19.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), são aguardados em Brasília cerca de 1,7 mil delegados representantes da população negra, das comunidades quilombolas, ciganos, indígenas e integrantes da comunidade LGBTQIA+.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.