Lista publicada no Diário Oficial expôs indevidamente nomes de pacientes em Feira de SantanaDivulgação
Prefeitura na Bahia divulga indevidamente nomes de centenas de pacientes com HIV
Gestão municipal admite falha, remove documento e abre sindicância sobre vazamento de dados
A prefeitura de Feira de Santana, na Bahia, divulgou o nome de centenas de pessoas que convivem com HIV na edição de sábado, 20, do Diário Oficial Eletrônico do Município. O documento já foi retirado do ar.
Além de pessoas soropositivas, pacientes com fibromialgia e anemia falciforme também tiveram os nomes expostos. A lei 14 289/2022 estabelece que a condição de pessoas com HIV, hepatites crônicas e doenças como hanseníase ou tuberculose deve ser mantida em sigilo.
Essa proteção se aplica a serviços de saúde, instituições de ensino, locais de trabalho, órgãos públicos e processos judiciais. Caso a regra não seja respeitada, podem ser aplicadas sanções conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), incluindo advertência e multa.
A divulgação ocorreu após a inclusão dos nomes na Portaria nº 19/2025 da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), que determinava a suspensão do passe livre no transporte coletivo urbano da cidade.
Segundo a portaria, os beneficiários tinham o prazo de até cinco dias úteis para entregar seus cartões de transporte e apresentar defesa por escrito ou documentação à Semob, sob risco de suspensão ou cancelamento definitivo do benefício.
Em nota, a prefeitura de Feira de Santana afirma que os nomes foram divulgados erroneamente e que abriu uma sindicância interna para investigar o vazamento de dados que resultou na divulgação.
"O resultado será publicado dentro de 15 dias. A Prefeitura de Feira de Santana reitera que está fazendo todo o possível para reparar o erro e evitar que situações como esta ocorram novamente", afirma na nota.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.