Operação combate fraudes de cerca de R$ 45 milhões do setor hortifrutigranjeiroDivulgação

O Comitê Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Mato Grosso (CIRA-MT) deflagrou, nesta terça-feira (30), uma operação que visa combater a sonegação de cerca de R$ 45 milhões do setor hortifrutigranjeiro.
A ação, que foi batizada como Operação Hortifraude, tem 148 ordens judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão, afastamento de sigilo de dados telemáticos, suspensão de registros profissionais de contadores e escritórios de contabilidade, além da paralisação de atividades econômicas de empresas investigadas.
As medidas são cumpridas em Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT) e em São Paulo, com apoio da Polícia Civil de Mato Grosso e da Divisão de Investigações sobre Crimes contra a Fazenda da Polícia Civil paulista.
Segundo a Delegacia Especializada em Crimes Fazendários (Defaz), o grupo usava empresas de fachada registradas em nome de "laranjas" para emitir notas frias e movimentar mercadorias sem recolher tributos, especialmente o ICMS.
A substituição frequente das firmas dificultava o rastreamento pelas autoridades. De acordo com a polícia, contadores também participavam do esquema.