No X (antigo Twitter), Nikolas Ferreira escreveu 'Tchau, mané', em referência à frase 'Perdeu, mané'Divulgação / Câmara Municipal de Belo Horizonte

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou, nesta quinta-feira (9), o anúncio de aposentadoria antecipada do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. Ele foi o último presidente do STF antes de Edson Fachin assumir o cargo em setembro.
No X (antigo Twitter), Nikolas Ferreira escreveu "Tchau, mané", em referência à frase "Perdeu, mané", dita por Barroso a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022.
O anúncio da aposentadoria foi feito em pronunciamento no plenário, nesta quinta-feira (9), após a sessão de julgamentos.
"Sinto que agora é hora de seguir outros rumos. Nem sequer os tenho bem definidos, mas não tenho qualquer apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais da vida que me resta sem a exposição pública, as obrigações e as exigências do cargo", disse o ministro.
"Fora desta bancada, continuarei a trabalhar por um tempo de paz e fraternidade. E reitero a integridade, a civilidade e a empatia vêm antes da ideologia e das escolhas políticas. O radicalismo é inimigo da verdade", completou Barroso com a voz embargada.

Essa foi a última sessão plenária com a participação do ministro. Ele estará no STF na próxima semana, mas apenas para devolver pedidos de vista e encerrar pendências.
A decisão de Barroso abre caminho para uma nova indicação ao STF pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que neste mandato já nomeou Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Emocionado, Barroso fez várias pausas no discurso para limpar a garganta, recorrendo a pequenos goles de água para conter as lágrimas.
* Com informações do Estadão Conteúdo