Basília - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão nesta sexta-feira (17), para convocar a população a participar do Dia D de vacinação, que acontece neste sábado (18) em todo o país. A mobilização tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
“Não podemos negar aos nossos filhos um direito que nossos pais não nos negaram. É o dia de sair de casa e levar nossas crianças para se vacinar, para que o Brasil volte a ser campeão mundial em vacinação”, afirmou Padilha. Assista:
Mais de 30 mil salas de vacinação estarão abertas em parceria com estados e municípios. A ação faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, estrelada pela apresentadora Xuxa Meneghel, sob o slogan “Vacinar é cuidar de quem você ama — Vacinar é a nossa força”.
Durante o fim de semana, representantes do Ministério da Saúde estarão presentes em diversas capitais, entre elas Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Belém, João Pessoa, Recife, Curitiba, Rio de Janeiro, Natal, Porto Alegre e São Paulo, para acompanhar a mobilização.
A campanha de imunização segue até o dia 31 de outubro, com a oferta gratuita de mais de 15 tipos de vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. Ao todo, 22 milhões de doses foram distribuídas para todo o país.
Para facilitar o acesso à informação, pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal de crianças e adolescentes pelo aplicativo Meu SUS Digital, que oferece alertas de próximas doses, lembretes e atualização em tempo real por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). O sistema permite acompanhar quais vacinas já foram aplicadas e quais ainda precisam ser tomadas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.