Deputado federal Kim KataguiriDivulgação / Agência Câmara
Vídeo! Kim Kataguiri comemora criação do Missão: 'Teremos pré-candidatos já no ano que vem'
Deputado destacou o combate ao crime organizado como uma das principais frentes do novo partido
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) comemorou a criação do partido Missão, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (4). Ele ressaltou que uma das principais frentes da nova legenda, ligada ao Movimento Brasil Livre (MBL), será o combate ao crime organizado e destacou a pré-candidatura do Bombeiro Rafa Luz ao governo do Rio.
"Acho que isso significa, primeiro, a existência de um partido de verdade, porque ele disse que nós seríamos o trigésimo partido, mas a verdade é que a maior parte dos partidos que nós temos são cartórios. Não têm ideologia, não têm um programa, não têm um projeto. Nós temos um projeto muito sólido, aliás, consolidado no nosso Livro Amarelo", afirmou.
Kim revelou que o Missão terá "pré-candidato à presidência da República já para o ano que vem", além de pré-candidaturas a governos estaduais e ao Senado. "Também queremos formar uma grande bancada de deputados federais", disse.
A legenda, a trigésima do país, adotará o número 14 na urna eletrônica. Os advogados apontaram que o partido obteve 577.999 assinaturas de eleitores favoráveis à criação, superior ao mínimo de 547 mil assinaturas previstas por lei e equivalente a 0,5% dos válidos para a Câmara dos Deputados nas eleições de 2022.
Crime organizado
Kim também comentou que uma das principais frentes do Missão será o "enfrentamento ao crime organizado", com uma "declaração de guerra às facções criminosas".
"Não é uma guerra no sentido figurado, é uma guerra literal. A gente defende o emprego das Forças Armadas na retomada de territórios, a adoção do direito penal do inimigo, que os faccionados não sejam tratados como cidadãos brasileiros comuns, mas como se a gente tivesse de fato um exército estrangeiro invadindo o nosso território e, portanto, eles devem ser tratados como inimigos do estado, inimigos da sociedade", explicou.
Segundo o deputado, o partido também defenda a reforma do estado e corte de privilégios para o funcionalismo público e a elite de setores privados.
Pré-candidatos
O parlamentar também projetou as pré-candidaturas do partido, destacando os nomes postulantes ao governo do Rio e à presidência da República pela legenda.
"Eu já adianto a vocês uma que já é pública, que é a nossa pré-candidatura ao governo do Rio de Janeiro, que é o Bombeiro Rafa Luz com o vice Sargento Martins. Essa é uma candidatura que já está definida e uma que eu acho que nós vamos consolidar, mas que já tem tanto o meu veemente apoio, que é o nome de Renan Santos para a presidência da República."
Todos os pré-candidatos do Missão serão consolidados no Festival MBL, em 29 de novembro, no Parque da Mooca, em São Paulo.
Sobre o MBL
O Movimento Brasil Livre é um movimento político fundado em 2014 que defende pautas como o liberalismo econômico e o conservadorismo. O grupo foi criado na época das manifestações pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.