Escolas em que Enem seria aplicado foram destruídas pelo tornadoSecom do Paraná

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, foi suspensa depois que um tornado atingiu a cidade, nesta sexta-feira (7), causando grande destruição, segundo informou a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), neste sábado (8).
As duas instituições estaduais do município (Colégio Estadual Ludovica Safraider e Colégio Estadual Ireno Alves) foram danificadas e estão passando por vistorias. Equipes de engenheiros do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) atuam desde as primeiras horas da manhã na verificação e contabilização dos estragos, a fim de orientar as medidas emergenciais necessárias.

Todos os participantes afetados terão direito à reaplicação do exame, em nova data que será definida e informada oficialmente pelo Inep após avaliação técnica das condições locais, conforme protocolo para situações de força maior.
A primeira prova do Enem será aplicada neste domingo (9). Além de Rio Bonito do Iguaçu, o exame não será feito também em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) na região.

Na manhã deste sábado (8), o governador do Paraná, Ratinho Júnior, decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu. O município teve cerca de 90% das residências e prédios comerciais afetados pelo tornado. No fim desta sexta-feira, o Governo Federal anunciou o envio de ajuda humanitária e equipes de apoio para a região.