Será realizado na próxima quinta-feira (27), no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro, o Encontro Nacional de Prefeitos 2025, que reunirá gestores de todo o Brasil para fortalecer o municipalismo, trocar experiências, apresentar soluções inovadoras e buscar apoio para políticas públicas que impactam diretamente o cidadão.
O Encontro está sendo organizado pela União Brasileira de Apoio aos Municípios (Ubam) em parceria com o Instituto Coalizão Rio, criado em 2020 para dar voz à população civil, e que já arregimentou mais de 3.700 formadores de opinião dos setores empresarial, político e acadêmico para discutir, diariamente, temas relevantes para o Rio de Janeiro e São Paulo, visando o crescimento econômico e social desses estados.
Segundo Leonardo Santana, presidente Nacional da Ubam, os 5.570 municípios de todo o Brasil estão descontentes com sua atual situação frente ao Governo Federal. O famoso "pacto federativo" inexiste na relação com o executivo, principalmente pela sua importância, embora sejam os menores e mais vulneráveis entes da Federação. Hoje, mais de 10% dos municípios não tem dinheiro em caixa para pagar o décimo terceiro salário dos servidores.
Diante disso, está sendo elaborada, por prefeitos de todo país que estarão reunidos no Encontro, uma Carta Aberta ao Presidente da República e ao Congresso Nacional pedindo socorro imediato aos pequenos entes federados, já que a União teve aumento significativo de arrecadação.
Entre as principais reivindicações da Carta estão a reposição automática das perdas com a diminuição nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) durante os últimos quatro anos; a discussão com o governo e o congresso sobre o desequilíbrio financeiro dos Municípios; a correção dos índices dos repasses dos recursos que formam o chamado “bolo tributário”, já que hoje a União fica com 58,14%, os Estados recebem 25,27%, sobrando apenas 16,59% para os 5.570 municípios; a desoneração de impostos patrocinada pela União, que prejudica os Municípios; rediscutir a Reforma Tributária, já que a mesma tira a autonomia dos Municípios na arrecadação do ISS, e a isenção do IR pessoa física, que diminui o que cabe aos menores entes federados na formação do FPM.
Para coroar o evento, Luís Cláudio Souza Leão, presidente do Instituto Coalizão Rio, anuncia que o mundo empresarial brasileiro pode se preparar para uma das noites mais elegantes do ano.
"Estamos realizando o Baile do Empresário, dia 15 de dezembro de 2025, no Hotel Fairmont. O evento promete ser um marco no calendário corporativo nacional, reunindo aproximadamente 400 convidados entre empresários, lideranças e autoridades. O ponto alto da festa será a premiação dos empresários do ano e de profissionais que se destacaram em diversos segmentos do mercado brasileiro. A iniciativa busca não apenas celebrar conquistas individuais, mas também fortalecer o tecido empresarial do país através do reconhecimento de trajetórias exemplares", destaca Luís Leão.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.