Manuela d?Ávila Divulgação

A ex-deputada Manuela d’Ávila anunciou na manhã deste sábado (29) sua filiação ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). O ato oficial de filiação, acompanhado do lançamento de sua pré-candidatura ao Senado Federal, está marcado para o dia 9 de dezembro em Porto Alegre.
Segundo pesquisa da Real Time Big Data divulgada no dia 25 deste mês, Manuela D’Ávila é uma das favoritas na disputa por uma cadeira no Senado Federal pelo Rio Grande do Sul. Em um dos cenários possíveis aparece com 19% das intenções de votos, à frente de todos os outros candidatos.
Em publicação nas redes sociais, Manuela afirmou que sua decisão nasce do desejo de promover mudanças profundas na sociedade: “Quero grandes transformações. Não me conformo que essa realidade de desigualdade seja o destino final da humanidade. Sinto que faço parte dessa corrente centenária que empurra a história rumo a um mundo mais justo. Por isso decidi me filiar ao PSOL”, destacou a pré-candidata ao Senado.
D’Ávila também ressaltou que a pluralidade da esquerda brasileira é uma força política que precisa ser combinada com unidade estratégica diante do avanço da extrema-direita. “A esquerda brasileira é diversa — e essa diversidade é uma força. O desafio é combiná-la com a unidade necessária diante do fascismo. A partir do PSOL, estarei junto de todas e todos que enfrentam a ultra-direita e defendem o nosso povo e o nosso país”, escreveu em sua conta no Instagram.
A aproximação entre Manuela e o PSOL vem ocorrendo desde o início do ano. Em março, a legenda formalizou o convite para que a ex-deputada se filiasse.
Agora, com o anúncio oficial, a sigla passa a contar com uma das figuras femininas mais conhecidas da política brasileira, ampliando seu campo de alianças para as eleições de 2026 .O ato que marca a filiação e o lançamento da pré-candidatura deve reunir lideranças nacionais do partido, movimentos sociais e apoiadores.