Ministro Gilmar Mendes disse ainda que não colocaria a palavra agrotóxico na Constituição se fosse redator do textoVictor Piemonte/STF
"Novamente alguns ministros do Supremo tentam rebaixar e usurpar a função do Poder Legislativo, sem qualquer justificativa constitucional. Esta PEC é um meio para reestabelecer a normalidade e equilíbrio entre os Poderes", enfatizou Marcel van Hattem (Novo-RS), líder do Novo na Câmara.
O partido coleta assinaturas desde esta quarta-feira, 3, após decisão liminar do ministro do STF Gilmar Mendes que altera o rito e torna mais difícil o impeachment de ministros do tribunal.
Além disso, o quórum para o afastamento de um ministro foi alterado para dois terços do Senado (54 dos 81). Até então, o processo de impedimento de um juiz do STF avançava por maioria simples dos votos.
"A prática do impeachment de ministros, quando utilizada de forma abusiva ou instrumentalizada, não se limita a um ataque a indivíduos, mas se configura como um ataque à própria estrutura do Estado de Direito", argumentou Gilmar.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.