Matéria Salva!

Agora você pode ler esta notícia off-line

Matéria removida da seção links salvos

Legado da Gulf: Viaje pela linha do tempo da marca icônica

Conheça a centenária história da Gulf para entender a importância da chegada da marca que promete mudar o mercado brasileiro

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Primeira empresa do mundo a inaugurar um posto de gasolina, a Gulf Oil chega ao Brasil após firmar parceria com a Fit, maior distribuidora de combustíveis para postos de bandeira branca do Rio de Janeiro e São Paulo.
Conhecida como uma das "Sete Irmãs", ao lado de Shell, Esso, Texaco, Chevron, British Petroleum e Mobil, durante as décadas de 1950 e 1960, a Gulf emergiu como um grande player no cenário global de produção de petróleo. Fundada no início do século passado, a Gulf coleciona ações pioneiras e permanece como uma das mais icônicas marcas do setor de petróleo e gás. Além disso, por sua íntima ligação com o automobilismo, a companhia formou uma legião de fãs no mundo inteiro.
Conheça a centenária história da Gulf para entender a importância da chegada da marca que promete mudar o mercado brasileiro.
PIONEIRA E INOVADORA
A inovação está no DNA da Gulf Combustíveis. No início do século passado, período em que a atividade petrolífera nos Estados Unidos se concentrava na Pensilvânia, os fundadores da empresa decidiram correr o risco de apostar no Texas e alcançaram êxito.
A forma arrojada, estratégica e bem-sucedida de ingressar no mercado garantiu a credibilidade que se mantém até hoje. Após inaugurar uma nova era na exploração de petróleo ao ser a primeira companhia a perfurar um poço em águas profundas, a Gulf trilhou um caminho de crescimento rápido, impulsionado por investimentos constantes. No Texas, a companhia se estabeleceu como a principal produtora, com uma rede de dutos conectando áreas de produção às suas refinarias em Port Arthur, Fort Worth (1911), Bayonne, Nova Jersey (1925), Filadélfia, Pensilvânia (1926) e Sweetwater, Texas (1928).
Enquanto mantinha a estratégia de inovação e expansão, a Gulf voltou sua atenção para o conforto do consumidor final. A primeira ação foi inaugurar o primeiro posto de gasolina da história, em 1913. Até aquele ano, o abastecimento era realizado por meio de barris entregues em domicílio ou em bombas primitivas situadas em estabelecimentos comerciais.
Em 1917, a Gulf foi a primeira marca de combustíveis a ofertar mapas rodoviários aos clientes. Além de facilitar os deslocamentos dos motoristas com os mapas, a companhia também foi pioneira ao começar a oferecer brindes promocionais naquele mesmo ano.
Paralelamente à preocupação com o atendimento dos clientes nos postos, a Gulf mantinha suas pesquisas para continuar aprimorando a qualidade de seus produtos e inovando.
Em 1918, a companhia criou o primeiro processo de craqueamento catalítico comercialmente viável, processo que corrige o déficit de produção de gasolina e GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). A inovação provocou uma revolução na indústria de refino porque suplementa a diferença entre a quantidade obtida diretamente do petróleo e a que é necessária para atender o mercado.
A utilização de técnicas de levantamento aero-sísmico no Mar do Norte, que contribuiu para a localização de submarinos durante a Segunda Guerra Mundial; o início das operações de exploração comercial de urânio em todo o mundo; e a introdução de processos de produção combinada de etileno e isoctil-álcool são algumas outras inovações promovidas pela Gulf nos seus primeiros anos em atividade.
“A Gulf é uma empresa centenária sempre muito atenta às necessidades de seus clientes, com foco em inovação e serviços. Além disso, o desenvolvimento de novas tecnologias está diretamente ligado com a indústria automobilística e tem formado fãs da marca pelo mundo inteiro”, disse Verinha Spylder, ex-pilota experiente e embaixadora da Gulf no Brasil.
MARCA ICÔNICA
Além de ser um ícone quando o assunto é inovação na indústria, a Gulf é uma marca internacional presente no imaginário coletivo. Esse destaque se deve à presença da Gulf em diversas áreas, especialmente o automobilismo.
Fã declarada da marca, Verinha Spylder ressaltou o legado da Gulf neste setor. “A Gulf é como um time de futebol. São milhares de fãs no mundo todo que praticamente vestem a camisa da marca e são muito exigentes”, disse a embaixadora, exemplificando: “Quando a Gulf patrocinou a McLaren, os fãs exigiram tanto que o carro tivesse uma identidade visual conectada à marca, que a coordenação da Fórmula 1 permitiu o uso das cores azul e laranja em uma das corridas, em Mônaco”.
Em 2023, a Gulf patrocina a equipe Williams Racing, e Verinha explicou como, novamente, a paixão dos fãs da marca foi importante para as definições na Fórmula 1. “A Williams é uma marca democrática que tomou uma decisão muito bacana quando os fãs começaram a pedir uma maior presença das cores da Gulf.
Foram desenvolvidos quatro layouts apresentados em eliminatórias que contaram com os votos de fãs da Williams e da Gulf para chegar à escolha final dos automóveis personalizados que estarão em três disputas”, explicou a embaixadora, pontuando que a pintura da Gulf também se tornou a mais icônica do mundo após sua presença em diversos filmes.
CHEGADA DOS POSTOS GULF AO BRASIL
Com uma visão voltada para o crescimento sustentável, a aliança entre Gulf e Fit busca promover a inovação e práticas responsáveis na indústria de combustíveis, oferecendo aos consumidores uma opção de abastecimento que alia tradição, tecnologia e qualidade. Os postos Gulf se firmam como uma escolha clara para quem busca um serviço diferenciado e de alto padrão no mercado brasileiro de combustíveis.
O compromisso da Gulf com a excelência é reforçada nesta parceria com a Fit, representando uma revolução no setor. A união das empresas tem o objetivo de redefinir a experiência de abastecimento de combustíveis no país, especialmente no que diz respeito à qualidade da gasolina aditivada na comparação com a comum.
Com 122 anos de história e 2 mil postos presentes em 100 países, a Gulf chega ao Brasil com a meta de expansão por meio da parceria com a Fit. Quem está interessado em manter o motor do seu carro limpo e lubrificado, preservando a integridade dos componentes, já pode abastecer em postos nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
QUALIDADE DOS COMBUSTÍVEIS
A gasolina dos postos Gulf vem da Refit, primeira refinaria de petróleo privada do Rio de Janeiro, e a Coordenadora de Qualidade de Bases da empresa, Cíntia de Almeida, explicou sobre a gasolina aditivada de série, que é duplamente superior às demais oferecidas no mercado: “Quando o consumidor opta pela aditivada, ela já recebeu um segundo percentual desse aditivo, que é um detergente dispersante que traz limpeza para o motor. Todo o resíduo produzido pela queima do combustível dentro do motor é eliminado por esse pacote de aditivos”.
“A parceria com a rede Fit tem deixado os fãs da marca muito felizes. Os principais diferenciais dos postos Gulf têm sido o foco na qualidade do combustível e uma experiência diferenciada para o consumidor”, disse Verinha Spylder, pontuando a importância da chegada do novo player ao mercado brasileiro.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

[an error occurred while processing the directive]