Colégio Municipal Paulo Freire Reprodução
Após paralisação, merendeiras são demitidas e protestam em Búzios
Trabalhadoras foram à sede da Prefeitura nesta quinta (17); gestão diz que decisão foi da empresa, que também é a responsável pelo pagamento de salário
Búzios - Cozinheiras terceirizadas do Colégio Municipal Paulo Freire, em Búzios, protestaram em frente à sede da Prefeitura nesta quinta-feira (17). O ato foi motivado pela demissão de funcionárias após uma paralisação feita no início da semana para reivindicar salários atrasados. As dispensas ocorreram no dia seguinte à mobilização.
O ato reuniu também alunos da escola, que expressaram apoio às profissionais e repudiaram a demissão em publicações nas redes sociais. “Isso é uma injustiça com profissionais que sempre nos trataram com carinho e dignidade”, diz trecho de nota divulgada por estudantes. Um abaixo-assinado foi lançado pedindo a reintegração das trabalhadoras.
A medida gerou repercussão também no Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe Lagos).
O sindicato cobrou a reintegração imediata das profissionais e denunciou o que considera perseguição por parte da empresa terceirizada AMX. Em nota, o Sepe apontou ainda um histórico de problemas da empresa na Região dos Lagos, mesmo com contratos milionários firmados com prefeituras.
Procurada pelo Jornal, a prefeitura de Búzios enviou nota afirmando que a responsabilidade sobre a demissão é da empresa terceirizada, e que a gestão municipal não teve envolvimento na decisão.
Confira abaixo a íntegra da nota:
“A Prefeitura de Búzios informa que os serviços de alimentação escolar na rede municipal são prestados pela empresa terceirizada AMX, contratada por meio de processo licitatório, conforme determina a legislação vigente.
O pagamento para a empresa responsável foi processado conforme os trâmites administrativos internos. É de responsabilidade da empresa contratada o cumprimento dos pagamentos de salários de seus funcionários. A contratada possui total autonomia sobre seu quadro de funcionários e a Prefeitura não tem nenhuma interferência nessa questões.
Diante das recentes informações sobre a dispensa de quatro funcionárias, esclarecemos que essa decisão partiu unicamente da empresa AMX, sem qualquer determinação da Administração Municipal.
A prefeitura segue acompanhando o caso e espera que a empresa adote as medidas necessárias para garantir a continuidade e a qualidade do serviço prestado à comunidade escolar”.
Com informações de Fonte Certa.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.