Praia Reprodução
De acordo com o secretário do Clima e Sustentabilidade, Evanildo Nascimento, esse reconhecimento é fruto de uma gestão comprometida com o equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e a preservação dos recursos naturais.
“O ranking do ICMS Ecológico no Estado do Rio de Janeiro demonstra o quanto nosso município se destaca na área ambiental. Esse resultado mostra que, nos últimos anos, desenvolvemos nossas Unidades de Conservação e promovemos a transformação na Gestão de Praias por meio dos critérios do Programa Bandeira Azul, tendo hoje quatro praias pré-aprovadas pelo júri nacional. Além disso, nossa visão de implementação de projetos e reurbanização de nas praias tem elevada mobilidade e inclusão, com o uso das praias por pessoas com deficiência, por meio das rampas de acesso nas praias Azeda, Azedinha e do Forno”, disse o secretário.
O ICMS Ecológico é um mecanismo de incentivo fiscal que distribui parte da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços com base em indicadores de conservação ambiental. Entre os principais critérios avaliados estão as unidades de conservação, a qualidade da água e a eficiência no tratamento de esgoto.
Segundo o levantamento, Búzios foi destacado especialmente pela cobertura e eficiência de suas estações de tratamento, refletindo investimentos consistentes em saneamento básico. O bom desempenho no IETE contribui diretamente para o aumento da cota-parte do município na arrecadação do ICMS, além de representar um avanço significativo na política ambiental local.
Com a liderança no ranking, Búzios reforça seu protagonismo em sustentabilidade e saneamento — áreas prioritárias para o planejamento estratégico do município, além da boa gestão de projetos ambientais, que foram premiados em novembro de 2024 pela ONU-Habitat, durante o último encontro do G20, realizado no Rio de Janeiro. Búzios conquistou o 2º lugar nas ODS 14 e 6, que tratam, respectivamente, da vida no mar e do saneamento. O próximo passo é manter e ampliar os investimentos que garantem a continuidade desses resultados.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.