No ano passado, foram encontradas 194 mil irregularidades, contra 182 mil em 2021.Letycia Rocha (RC24h)
Cabo Frio está entre as cidades com maior índice de furto de energia no estado do RJ
Município é o 3º no ranking divulgado pela concessionária Enel Rio, ficando atrás apenas de São Gonçalo e Niterói
Cabo Frio é a terceira cidade no ranking de furto de energia no estado do Rio de Janeiro, segundo dados divulgados pela Enel Distribuição Rio. De acordo com a companhia, em 2022, foram realizadas 374 mil inspeções na rede elétrica da área de concessão da empresa, o que representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior. O volume de energia recuperado em 2022 seria suficiente para abastecer aproximadamente 261 mil residências por um ano, com consumo médio mensal de 150/kWh.
Segundo a Enel Rio, de toda energia distribuída pela companhia em 2022, cerca de 21% se referem ao montante perdido, sendo que a maior parte é devido ao furto de energia. Se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em pelo menos cerca de 5%.
Além de Cabo Frio, as cidades de São Gonçalo, com índice de 47,29% de perdas de energia, e Niterói, com 21,60%, lideram a lista dos municípios atendidos pela distribuidora com os maiores índices de furto de energia no estado do Rio de Janeiro. Duque de Caxias (14%) e Itaboraí (8,7%) completam a lista.
A Enel Rio tem intensificado cada vez mais o combate a este tipo de crime, realizando inspeções e operações de modernização de medidores, com a instalação de sistemas inteligentes com comunicação remota.
Para Marcio Luis de Souza, responsável pela área de Operações Comerciais da Enel Rio, esse tipo de ação contribui para melhorar a qualidade do serviço e para a segurança da população.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.