Manifestação na Estrada Velha, Caminho de Búzios, em frente à padaria Avenida.Bruno Lopes
Segundo a comunidade, eles entraram em contato com a Prolagos e foram informados que, devido a uma manobra que a empresa fez, o bairro acabaria sofrendo racionamento, mas que a situação iria se normalizar em breve. No entanto, o forte calor dos últimos dias gerou impaciência e indignação com o atraso.
Três viaturas da Polícia Militar estiveram no local, tentando apagar o fogo, controlar os ânimos e liberar a rua.
O QUE DIZ A PROLAGOS
Desde o dia 1º de novembro, o sistema de distribuição de água da Prolagos tem sofrido com constantes oscilações de energia elétrica da Enel. Na segunda-feira, dia 13, a oscilações de energia elétrica atingiram a Estação de Tratamento de Água e as estações de bombeamento primordiais para o abastecimento da nossa região. Assim que foram identificadas as falhas, a concessionária prontamente atuou com o uso de geradores para reduzir os impactos no abastecimento e entrou em contato com a empresa de energia, acompanhando e perto todas as ações em prol do retorno do serviço.
A operação da estação começou a ser retomada na madrugada de terça-feira, dia 14, e a normalização do abastecimento está acontecendo de maneira gradativa. Porém, o sistema como um todo continua sofrendo com oscilações de energia elétrica, com danos a equipamentos e prejudicando a plena retomada do sistema de abastecimento de água.
Como forma emergencial de atendimento à população, a Prolagos está antecipando as ações de reforço do Plano Verão 2023/2024, previsto originalmente para começar na segunda quinzena de dezembro. No entanto, mesmo com todas as medidas de reforço, com a forte onda de calor registrada nos últimos dias e o feriado nacional, que trouxe mais de 200 mil turistas para a Região dos Lagos, o consumo de água aumenta, o que pode impactar na recuperação do sistema.
A Prolagos ressalta que possui equipes exclusivas dedicadas na operação e manutenção do sistema de abastecimento e mantém contato permanente com lideranças comunitárias e associações de moradores. Para atender as ocorrências pontuais, o abastecimento está sendo reforçado nas áreas mais impactadas através de caminhões-pipas para os imóveis que possuem reservatórios, como caixas d’água e cisternas.
A concessionária agradece a compreensão da população e recomenda que os clientes priorizem o uso da água para atividades essenciais até que o abastecimento esteja normalizado. Casos emergenciais podem ser informados por WhatsApp e telefone através do número 0800 7020 195, ou em uma das lojas de atendimento da concessionária.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.