Escola Municipal de Educação Infantil Professora Elenita Ferreira dos Santos AbreuReprodução / Internet

CABO FRIO, REGIÃO DOS LAGOS - “Eu, como mãe, não sei o que fazer”, enfatizou uma moradora de Cabo Frio ao relatar que a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Elenita Ferreira dos Santos Abreu, no bairro Manoel Corrêa, onde o filho pequeno estuda, encontra-se com o horário reduzido por conta de uma obra. “Eu preciso trabalhar”, explicou, pontuando que a unidade possui horário integral.
Por conta das modificações, segundo a mãe, as crianças estão entrando às 7h30 e saindo duas horas depois, 9h30. No caso, o fim do expediente escolar em dias comuns acontece às 16h40.
As obras na unidade começaram em setembro, ou seja, há dois meses. Neste meio tempo, conforme o município, “a unidade tem se desdobrado para manter a normalidade nas atividades letivas, enquanto a reforma é realizada”. Entretanto, durante o processo de ampliação da cozinha, a unidade ficou impossibilitada de oferecer refeições. Por essa razão, nas duas últimas semanas, foi necessário fazer o rodízio de turmas, sendo suspenso o turno integral para as crianças mais novas.
A denunciante afirma que, durante as duas semanas, as crianças teriam ficado “um bom tempo sem aula”. Já o município nega, afirmando que o horário apenas foi reduzido. “As crianças permaneceram na escola por duas horas e meia por dia”, enfatiza o município, destacando que “todas as medidas foram autorizadas e aprovadas pelo Conselho Escolar da unidade”.
Por fim, o município informou, em nota, que, na próxima semana, a partir da segunda-feira (27), as aulas serão retomadas para o horário integral, sendo os pais informados sobre essa medida.
Confira a nota completa da prefeitura:
“A Prefeitura de Cabo Frio informa que, a partir de segunda-feira (27), as aulas na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Elenita Ferreira dos Santos Abreu serão retomadas para o horário integral, sendo os pais informados sobre essa medida.
A unidade escolar, desde setembro, está passando por obras. A direção da unidade tem se desdobrado para manter a normalidade nas atividades letivas, enquanto a reforma é realizada. Desde o início da empreitada, foi mantido o funcionamento integral das aulas, das 7h30 às 16h40. Porém, durante o processo de ampliação da cozinha, a unidade ficou impossibilitada de oferecer refeições. Por essa razão, nas duas últimas semanas, foi necessário fazer o rodízio de turmas, sendo suspenso o turno integral para as crianças mais novas. Todas as medidas foram autorizadas e aprovadas pelo Conselho Escolar da unidade”.