Praia do Forte Reprodução
Entre os turistas que decidiram prolongar a estadia estão visitantes da Baixada Fluminense, de outras regiões do estado e também de outros estados. Uma família de Mesquita afirmou que “não quer ir embora” e destacou a organização e limpeza das praias como fatores que contribuíram para a experiência positiva. Bianca e Vitor, que chegaram em Cabo Frio no dia 25 de fevereiro junto à família, devem retornar nesta sexta-feira (7), mas relataram vontade de ficar mais tempo. “Infelizmente acaba”, disseram.
Outro visitante que compartilha da mesma opinião é Nicolas, de Belo Horizonte (MG). Ele chegou à cidade na terça-feira (4) e também declarou que não quer ir embora tão cedo. Ele compartilhou que essa foi a primeira vez curtindo o Carnaval de Cabo Frio e, mesmo tendo chegado já na reta final da festa, disse que deu para aproveitar bastante os bloquinhos, principalmente porque a programação da festividade segue até domingo (9). Nicolas elogiou a estrutura e a organização da cidade, classificando como “de primeiro mundo”.
Amilton e Mirian, moradores de Rio Bonito, possuem casa de veraneio em Cabo Frio há mais de 20 anos e contaram que frequentam o Carnaval da cidade desde então. No entanto, de acordo com eles, fazia muito tempo que não “pulavam no samba” como neste ano. O casal destacou a organização da festa, elogiou o reforço no policiamento e a proibição de caixas de som na areia, além do ordenamento na faixa de areia. “Aquele som perturbava muito. A gente vem pra relaxar, né?”, comentou Mirian. Eles também elogiaram o fato de conseguir espaço para colocar o próprio guarda-sol, especialmente na Praia do Forte, fato que era incomum antigamente.
Já dois amigos de Nova Iguaçu, ambos chamados Reginaldo, aproveitaram a última cerveja em Cabo Frio nesta quinta-feira (6), pouco antes de seguirem viagem de volta para casa. Eles chegaram à cidade na sexta-feira (28) e, após quase uma semana de festa, se despediram elogiando o Carnaval. Essa foi a primeira vez que passaram o feriado em Cabo Frio e, segundo eles, a experiência foi tão positiva que já fizeram planos para voltar no próximo ano. Antes de partir, recomendaram a cidade para outros foliões e afirmaram: “não vão se arrepender”.
O reforço do ordenamento nas praias de Cabo Frio teve início ainda em janeiro de 2025, logo após a posse do prefeito Dr. Serginho (PL), com a implantação de um “Choque de Ordem”. A iniciativa estabeleceu um conjunto de medidas voltadas à reorganização do espaço urbano, especialmente nas praias, que concentram o maior fluxo de turistas. Entre as regras definidas estão a limitação do número de guarda-sóis por barraqueiro, a proibição de mesas e cadeiras disponibilizadas por ambulantes, a exigência de lixeiras padronizadas e a obrigatoriedade de cada barraca cuidar da limpeza do próprio espaço.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.