Secretária de Saúde, Beatriz Trindade, recebe comissão técnica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)Ascom
A parceria ainda vai ser formalizada, mas já começou a ganhar forma. Na última semana, a secretária de Saúde, Beatriz Trindade, recebeu uma comissão técnica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), para visitar o Hospital Municipal São José Operário, Hospital Central de Emergências, Hospital Municipal da Mulher e Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos. A visita institucional foi acompanhada por uma comitiva que contou com diretores da Faculdade, chefes de departamento do campus Cabo Frio, coordenadores de curso e membros da equipe administrativa.
“Os hospitais visitados apresentam alto fluxo de pacientes e hospitalizações, o que proporcionará um ambiente clínico dinâmico e diversificado. Essa realidade contribuirá diretamente para o aprimoramento do conteúdo prático e teórico ministrado aos alunos da graduação, alinhando o ensino às demandas reais da assistência em saúde”, informou Rogério Rufino, diretor da Faculdade de Ciências Médicas.
Além disso, o professor também afirmou que essa parceria é fundamental para garantir uma formação de excelência.
“Essa articulação entre a formação acadêmica e os serviços de saúde é fundamental para garantir uma educação médica de excelência, comprometida com a qualidade do atendimento à população e com a valorização do sistema público de saúde. Além disso, a UERJ conta com o Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, que atualmente passa por reformas voltadas à expansão de suas atividades e da oferta de leitos destinados ao treinamento acadêmico. Essa ampliação fortalecerá ainda mais a formação prática dos estudantes, complementando os cenários de aprendizado em saúde disponíveis na região”, concluiu.
“A contrapartida é que você atrai os alunos para que firmem sua vida profissional na cidade porque normalmente, quando saem para fazer estágio, residência, em outra cidade, eles acabam ficando por la, entao é uma forma de atrair esses profissionais para que se fixem no município. Sem contar com a troca de experiencia, entre profissionais e alunos, que também é muito importante: teremos profissionais quase formados pela UERJ e essa troca de experiencia também é importantíssima para os profissionais da unidade”, concluiu Beatriz.
O Termo de Cooperação Técnica será assinado no dia 27 de junho, às 10h, no Auditório da UERJ, em Cabo Frio.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.