Procon Reprodução
Procon fiscaliza postos de combustíveis em Cabo Frio para verificar repasse de desconto da Petrobras
Ação constatou que maioria dos estabelecimentos manteve preços mesmo após redução de 5,6% no valor da gasolina vendida às distribuidoras
Cabo Frio - O Procon de Cabo Frio realizou, nesta terça-feira (10), uma ação de fiscalização nos postos de combustíveis do município para verificar o repasse do desconto de 5,6% concedido pela Petrobras às distribuidoras no valor da gasolina desde o último dia 3 de junho. A iniciativa faz parte do monitoramento mensal de preços conduzido pelo órgão, que abrange todos os estabelecimentos do distrito-sede e de Tamoios.
Durante a fiscalização, foram coletados os valores praticados para gasolina comum, gasolina aditivada, etanol, diesel S10, diesel comum e gás natural veicular (GNV). De acordo com a coordenadora do Procon, Mônica Bonioli, a maioria dos postos não repassou a redução ao consumidor, mantendo os preços anteriores e, em alguns casos, até reajustando-os para cima.
“A Petrobras deu desconto no material bruto, as refinarias já compram com esse desconto e o repassam para as distribuidoras, que vendem para os postos. Então o desconto tem que ser repassado na cadeia toda até chegar ao consumidor final. Encontramos alguns postos que já estão com desconto, e os demais terão que esclarecer por que ainda não o repassaram”, explicou a coordenadora.
Os postos que não apresentarem justificativas adequadas poderão ser penalizados. O Procon continuará realizando esse acompanhamento de forma periódica, adotando a mesma metodologia de visitas a todos os pontos de venda do município.
Consumidores que se sentirem prejudicados podem procurar atendimento no Procon de Cabo Frio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Nicola Aslan, 235, no Braga (antiga sede da Prefeitura), ou no Shopping UnaPark, bloco B, sala 4, em Unamar-Tamoios.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.