Durante a operação, uma embarcação abandonada foi removida com o auxílio de maquinário da ComsercafAscom
Ação de ordenamento ambiental retira embarcação abandonada do Canal do Itajuru, em Cabo Frio
Operação remove barco que funcionava como depósito de lixo na Lagoa de Araruama e reforça compromisso com a preservação ambiental e a segurança da navegação
Cabo Frio - A Prefeitura de Cabo Frio realizou, nesta terça-feira (1), mais uma etapa do trabalho de ordenamento ambiental e náutico no Canal do Itajuru, um dos principais acessos da Lagoa de Araruama. A ação contou com a atuação da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, em parceria com a Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) e o apoio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública.
Durante a operação, uma embarcação abandonada foi removida com o auxílio de maquinário da Comsercaf. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o barco vinha sendo utilizado de forma irregular como depósito de lixo, o que representava um risco ambiental e comprometia a segurança da navegação no canal.
“O barco vinha servindo como uma espécie de lixeira flutuante. Infelizmente, ainda há quem descarte resíduos diretamente ali, o que impacta negativamente na qualidade da água e na saúde da lagoa. Estamos trabalhando para reverter esse cenário, com ações contínuas de ordenamento e retirada desses focos de poluição. Agradeço ao prefeito, Dr. Serginho, pelo apoio. Vamos avançar no cuidado com nosso meio ambiente”, afirmou o secretário Jailton Nogueira.
Após a remoção da estrutura principal, as equipes iniciaram o trabalho de coleta de resíduos menores, promovendo a limpeza completa da área. A iniciativa tem como objetivo garantir a navegabilidade do canal, reforçar a segurança dos frequentadores e valorizar a Lagoa de Araruama como patrimônio natural da cidade.
O ordenamento ambiental da região terá novas etapas ao longo do ano, com o compromisso de garantir a sustentabilidade e a preservação de todo o entorno da lagoa.
A população pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima pelos canais oficiais: meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 3199-1313.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.