Vistorias na região do Pântano da Malhada, em Maria JoaquinaReprodução

Cabo Frio - Equipes de fiscalização intensificaram as vistorias na região do Pântano da Malhada, em Maria Joaquina, bairro de Cabo Frio, onde foram registradas ações como desmatamento, aterro de áreas alagadas e abertura de vias clandestinas. As atividades estariam ocorrendo de forma irregular em uma área de preservação, segundo os agentes.
Uma nova vistoria foi realizada na manhã desta terça-feira (8), com o objetivo de monitorar o avanço das intervenções e levantar informações para os relatórios que serão enviados aos órgãos competentes. De acordo com os fiscais, os responsáveis pelas ações ainda não foram identificados. A suspeita é de que os trabalhos estejam sendo realizados durante a noite e nos fins de semana, o que dificulta a constatação em flagrante.
As ações estão sendo conduzidas por equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio, em conjunto com a Guarda Marítima e Ambiental e com a 8ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM).
Além da área central da ocorrência, os agentes também estão apurando possíveis ligações com loteamentos irregulares em áreas próximas à divisa com Búzios. A investigação busca verificar se há conexão entre as ocupações em território cabo-friense e denúncias registradas no município vizinho, onde práticas como grilagem, desmatamento e comercialização ilegal de terrenos estão sendo apuradas por órgãos estaduais. Relatórios indicam possíveis indícios de atuação de milícias nesses casos.
Intervenções em áreas protegidas ou sem a devida autorização são consideradas ilegais e podem ser alvo de sanções. Denúncias podem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente ou aos órgãos de fiscalização ambiental.