Barcos abandonados e entulho Reprodução/Rede social
Moradores relatam que a situação estaria atrapalhando a prática da canoagem e gerando apreensão quanto à segurança, especialmente de crianças que frequentam a região. Há também preocupação com o impacto ambiental, especialmente no entorno do manguezal.
Em nota, a prefeitura de Cabo Frio informou que, nos próximos dias, a fiscalização será intensificada na Ilha do Japonês. A ação será conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, em parceria com a Guarda Marítima e Ambiental, com objetivo de apurar as denúncias.
Segundo a administração municipal, essas fiscalizações já ocorrem com regularidade no entorno do Canal do Itajuru, focadas no combate a embarcações irregulares. A operação na Ilha do Japonês faz parte das ações contínuas de ordenamento e proteção ambiental que vêm sendo desenvolvidas em toda a orla e nas margens da Lagoa de Araruama.
Confira a nota completa:
“A Prefeitura de Cabo Frio informa que a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, em parceria com a Guarda Marítima e Ambiental, vem realizando ações de fiscalização no entorno do Canal do Itajuru, com foco nas embarcações irregulares.
Nos próximos dias, a fiscalização será intensificada especificamente na Ilha do Japonês, com vistoria no local para apurar denúncias de abandono de barcos e presença de materiais como madeira, pregos e arames, que oferecem risco ao meio ambiente e aos frequentadores da região.
A ação faz parte das medidas contínuas de ordenamento e proteção ambiental que vêm sendo desenvolvidas em toda a orla e no entorno da Lagoa de Araruama.
A população pode colaborar com denúncias pelos canais oficiais da Secretaria (22) 3199-1313, meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou pelo número 153 da Guarda Civil Municipal”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.