Homem segura gaivota em passeio de barco em Cabo Frio e gera revolta nas redesReprodução/ redes sociais
Nas imagens, Yuri aparece segurando o animal e, rodeado de amigos, ri enquanto pergunta se deve ou não soltá-lo. Em meio a risadas e xingamentos, ele libera a ave – não antes de alimentá-la.
Vale pontuar que capturar, manter em cativeiro ou manusear animais silvestres é crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), e pode resultar em multa e até detenção. O caso repercutiu negativamente entre internautas, que exigem responsabilização pela conduta exibida no vídeo.
Também é importante destacar que alimentar gaivotas, especialmente com alimentos inapropriados, representa risco à saúde das aves e desequilibra o ecossistema local. A prática pode levar as aves a se acostumarem com humanos e se tornarem agressivas, o que aumenta o perigo para frequentadores das praias.
Diante da repercussão do caso, o Dia entrou em contato com a prefeitura de Cabo Frio, questionando sobre o ocorrido. Em nota, o município informou que recebeu a denúncia e que apura o caso. Confira:
“A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Guarda Civil Municipal, informa que recebeu a denúncia e está apurando o caso. A equipe lamenta o ocorrido e reforça que não se deve tocar, alimentar ou fazer qualquer contato com animais silvestres. Situações de maus-tratos devem ser denunciadas à Polícia Civil ou pelo telefone 153, canal oficial da corporação”.
A reportagem também tentou falar com o influencer, solicitando um posicionamento sobre a atitude que, por muitos, está sendo considerada controvérsia – e, até mesmo, criminosa. Em reposta, ele disse que “como pode ser visto no vídeo, ele soltou o animal sem machucar”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.