Segundo os moradores, da forma que estão, as comportas não serão capazes de impedir inundações na próxima chuva forteReprodução Redes Sociais
Os moradores e agricultores de São José da Boa Morte, Cachoeira de Macacu, estão apreensivos com a proximidade do período de chuvas, isso porque a obra prometida pela Prefeitura de construção de comportas para impedir o alagamento da região está paralisada. Em vídeo publicado nas redes sociais com grande repercussão na última semana, moradores dizem que o poder público "sumiu do local" e denunciam a qualidade do serviço já realizado. Segundo eles, as comportas já construídas não estão sendo efetivas quando chove e nas principais ainda não foram feitos reparos.
"Mais uma vez, estamos aqui para reivindicar que o prefeito Rafael Miranda venha ver de perto como está a obra, por que praticamente 100% das terras já se encontram plantadas e as chuvas estão a caminho. Do jeito que se encontra, os diques e as comportas vão encher tudo de água e mais uma vez os produtores vão perder tudo, os produtores pede socorro!", publicou Júnior Azevedo.
Segundo os moradores, o problema das cheias e rompimentos da barragem já dura quase trinta anos e pouco já foi feito pelo poder público. Desde a segunda metade dos anos 1980, foram nove transbordamentos, que geraram escoamentos indesejados das águas dos rios durante as cheias para terrenos de produção agrícola e criação de animais.
"Como vai ficar São José? (...) Está aqui a comporta toda arrebentada. As que fizeram ficou mal feita (sic). Está entrando água e olha que nem a chuva pesada começou. Está aí o varjão com 90% plantado. Quero saber se vocês vão dar conta se nós perdermos essa roça todinha aqui", reclamou indignado o agricultor Reginaldo, destacando que os políticos aparecem muito na localidade em época de eleição para pedir votos, com promessas não cumpridas.
"Vocês prometem banquete e depois nem o arroz com feijão vocês fazem pra gente. Deixam a gente abandonado", completou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.