O sistema de vacinação adotado em Campos contempla crianças, adolescentes e adultos Foto César Ferreira/Secom
“A Clínica da Criança também está relacionada e passa a administrar todas as vacinas do calendário básico de rotina, inclusive as duas doses da HPV para crianças de nove anos a 15 anos, 11 meses e 29 dias”, destaca o superintendente da Rede Campos de Saúde Pública, Charbell Kury.
A orientação da secretaria resume que toda proteção é importante, principalmente, devido às mudanças de temperatura. Charbell Kury reforça: “Se nós temos vírus prevenidos por meio de vacinas, que são as doenças imunopreveníveis, usamos as vacinas, que estão aí para nos protegermos”.
Estão disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) 17 imunizantes para combater mais de 20 patologias, em diversas faixas etárias. “Existem ainda outras 10 vacinas para grupos em condições clínicas específicas, como os que são imunizados pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE)”, detalha o médico.
De forma didática, a Secretaria de Saúde assinala que, para atualização da caderneta de vacina, as crianças acima de dois meses de vida precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais.
Os critérios definem que vacinas de rotina para crianças disponíveis são as VIP e VOP que previnem a Poliomielite, além da Tríplice Viral, Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela e Varicela. “A Hepatite A também é aplicada para qualquer outra faixa etária, a partir dos seis anos, com indicação do CRIE”.
Quanto ao calendário do adolescente, disponibiliza mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. Estão relacionados imunizantes contra Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente. Já para os adultos, DT, Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral.
“No ato da vacinação é preciso estar portando o documento com foto, CPF ou Cartão do SUS, Caderneta de Vacinação. Já o Cartão de Vacina Covid-19 será exigido juntamente com documentos pessoais para quem for receber os imunizantes”, pontua a secretaria, concluindo: "Os imunocomprometidos devem apresentar laudo médico ou outro documento que comprove a condição”.
DOSE DE REFORÇO – a Secretaria de Saúde também está priorizando a dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19, para todas as pessoas com idade igual ou superior a 50 anos sem comorbidades e demais grupos prioritários; quem se enquadrar nos critérios deve ir a um dos 13 postos distribuídos pelo município, onde o atendimento é por livre demanda.
Integram ao grupo prioritário as pessoas com 12 anos ou mais com comorbidades; imunocomprometidas a partir de 12 anos; indígenas, ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde, incluindo estudantes da área que estão em atuação; e pessoas com deficiência permanente também a partir de 12 anos.
Há postos disponibilizados em vários bairros. Idosos acima de 60 anos têm como opções exclusivas, todas das 9h às 16H: Clube da Terceira Idade; Campos Shopping; e Drive-thru Guarus Plaza Shopping. Para todos os públicos, estão liberados: Secretaria de Saúde (8h30 às 17h); Fundação de Esportes (9h às 16h); Quiosque Rodoviária Roberto Silveira (9h às 16h); além das Unidades Básicas de Tocos, Lagoa de Cima, Conselheiro Josino, Parque Prazeres, Lagamar/Farol de São Tomé, todas de 9h às 15h.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.