Pascoutto (de óculos), foi informado da liberação da verba ao participar da Caravana Federativa Foto Divulgação
Defesa Civil terá estrutura reforçada através de emenda impositiva de R$ 1 milhão
Definição por Campos aconteceu em 2021; mas liberação foi anunciada nessa quinta-feira
Campos – Através do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, o governo federal liberou, na última terça-feira (26), R$ 1 milhão para a Secretaria de Defesa Civil de Campos dos Goytacazes (RJ). O montante é oriundo de Emenda Impositiva (EI) do deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ).
A informação é do secretário Alcemir Pascoutto, que teve conhecimento nessa quinta-feira (28), durante a Caravana Federativa, realizada no centro de convenções Expo Mag (antigo SulAmérica), na cidade do Rio de Janeiro, pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos do Ministério das Relações Institucionais.
Para ter direito ao recurso, a Defesa Civil de Campos teve que concorrer com outros municípios, em audiência pública on-line promovida pelo autor da emenda no dia 29 de setembro de 2021. Cada secretário de Defesa Civil teve cinco minutos para defender o projeto definido dentro das prioridades.
Campos ganhou na justificativa das demandas e no número de participantes. Em seguida, teve de cumprir outras exigências, como orçamentos dos equipamentos enumerados e licitações. A previsão era o valor ser liberado até dezembro de 2021: “Demorou; mas o importante é ter saído”, comenta Pascoutto.
Na opinião do secretário, emenda conquistada pela Defesa Civil reforça a confiança depositada pela população na administração de Wladimir Garotinho: “A participação popular para essa conquista foi funndamental; todos os que participaram da audiência pública tiveram mérito”.
EQUIPAMENTOS - Entre os equipamentos apontados no projeto estão caminhão caçamba, retroescavadeira, motobomba, motosserras e roçadeiras: “O recurso vem somar no atendimento à população, contribuir para ampliar as ações da secretaria. Nossa meta sempre4 foi estabelecer uma Defesa Civil cada vez mais inovadora e mais rápida no atendimento nas situações de emergência”.
Pascoutto acredita que na primeira quinzena as máquinas e equipamentos licitados já estejam na estruturada secretaria: “Serão importantíssimos, em função da atividade específica da Defesa Civil, que lida com corte de árvores, situações de alagamentos, operações em alturas elevadas e tantas outras demandas em acidentes climáticos”.
O secretário reforça reconhecimento ao prestigio político-administrativo do prefeito nesse processo; “Reafirmo que Wladimir Garotinho tem participação fundamental nessa vitória; o poder de mobilização do prefeito sempre faz a diferença e não deixa de ser exemplar”.
Na avaliação de Pascoutto, a forma de Wladimir governar facilita quem faz parte do governo trabalhar: “Além de popular, ele é aberto ao diálogo, acessível e adota uma política de parcerias que tem rendidido bastante benefícios para o município. Não é por acaso que a administração acaba de ser aprovada por 77% da população”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.