Durante o lançamento do hub, Maíra Moraes explicou o objetivo e apontou a importância da iniciativa Foto Renan Prado/Divulgação
MultiRio lança hub com proposta para unir pesquisadores e gestores públicos
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site multi.rio/Hector; iniciativa é focada também em universidades.
Campos/Região – Com proposta de unir gestores públicos e pesquisadores para o desenvolvimento de práticas conectadas às realidades locais, a MultiRio (Empresa de Multimeios do governo municipal do Rio de Janeiro), acaba de lançar o hector-hub de educação, cultura, tecnologia e outras realidades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site multi.rio/hector. Para a formação dos primeiros grupos, foram lançados dois editais.
No norte do estado, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes, Marcelo Feres, destaca a importância da iniciativa: “Sem dúvida, essa realização potencializa que conhecimentos e inovações produzidos nas universidades possam contribuir para o serviço público, possibilitando a melhoria da eficiência e a inovação no desenvolvimento de políticas públicas”.
Feres ressalta que “a rede de colaboração entre a gestão pública e a academia que o hector busca promover é algo ainda desafiador no Brasil: “Em Campos, nossa equipe da secretaria está se mobilizando para participar do edital”, antecipa. O lançamento do hector-hub pela MiltiRio aconteceu na última terça-feira (27), com apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj).
A diretora-presidente da MultiRio, Maíra Moraes, explica que o hector nasce como um espaço de trocas, mentorias e experiências imersivas em encontros que serão tanto presenciais como virtuais: “O hub propõe conectar trajetórias, estimular a escuta e desenvolver ideias em rede, respeitando os contextos locais e promovendo uma construção coletiva de possibilidades”.
Maíra detalha que se trata de uma iniciativa estruturante da MultiRio, que reafirma o compromisso da empresa com a educação pública e com a valorização da cultura como eixo estratégico de transformação: “Ao reunir pesquisadores e gestores públicos, desenvolvemos um ambiente colaborativo voltado à troca de experiências e ao desenvolvimento de propostas conectadas às realidades dos territórios”.
DOIS EDITAIS - “Trabalhamos com base na escuta, na análise crítica e na construção conjunta de soluções, porque entendemos que os desafios educacionais e culturais exigem respostas articuladas e fundamentadas”, realça a diretora-presidente. Ela pontua que o edital para gestores é destinado a secretários municipais e equipes técnicas das áreas de educação e cultura do Rio de Janeiro.
“As inscrições devem ser feitas em grupo (de três a sete integrantes por município), e os participantes precisam estar dispostos a implementar projetos-piloto em seus territórios”, orienta Maíra acrescentando: “Além de encontros presenciais e online, os gestores terão acesso a mentorias, eventos com especialistas e um selo de reconhecimento emitido pela MultiRio e validado pela Faculdade de Educação da Ufrj”.
Quanto ao edital para pesquisadores, a diretora assinala que é voltado a mestrandos, doutorandos e docentes vinculados a instituições de ensino superior do Rio de Janeiro: “Serão selecionados participantes com atuação nas áreas de educação e cultura. Os selecionados participarão de mentorias, grupos de discussão e eventos temáticos, com possibilidade de publicação nas plataformas do hub”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.