Operação de remoção de animais das vias urbanas tem início em Casimiro de Abreu,Foto: Divulgação
Casimiro inicia apreensão de animais soltos em vias urbanas para combater maus-tratos
Após a apreensão, os animais serão fotografados, cadastrados, vermifugados e chipados para controle
Casimiro de Abreu - A partir desta segunda-feira (24) a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) dará início à apreensão de bovinos e equinos (cavalos, burros e similares) que estiverem soltos ou amarrados em postes em vias urbanas de Casimiro de Abreu. A medida tem como objetivo cumprir a Lei Municipal 1943/2019, que proíbe a prática de maus-tratos e crueldade contra animais no município.
A lei define como maus-tratos tudo que possa causar sofrimento físico, estresse, doenças e outras privações das necessidades básicas dos animais. Em Casimiro de Abreu, ainda é comum se deparar com cavalos e bois perambulando pelas ruas da cidade, fuçando lixeiras ou confinados em alojamentos inadequados. O secretário de Agricultura e Pesca, Douglas Veloso, explicou que os animais apreendidos terão seus donos penalizados conforme previsto na lei.
De acordo com a Semap, estima-se que haja uma população exorbitante de animais de grande porte, cerca de 300, vagando pelas ruas do município. Após a apreensão, os animais serão fotografados, cadastrados, vermifugados e chipados para controle.
Além de cumprir a legislação, o objetivo da iniciativa é conscientizar e orientar os donos dos animais sobre a importância da proteção e dos cuidados necessários. O secretário Douglas Veloso ressaltou que a intenção é não apenas apreender os animais, mas também promover ações educativas para garantir o bem-estar dos animais e evitar práticas de maus-tratos no futuro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.