Prefeito Ramon Gidalte esteve presente no primeiro dia de atividadesFoto: Divulgação

Casimiro de Abreu - A Secretaria de Segurança Pública deu início ao curso de formação do Programa Guarda Sênior. Durante as próximas duas semanas, os participantes receberão treinamento em diversas áreas, como noções de direitos humanos, mediação de conflitos, primeiros socorros, legislação municipal e práticas de policiamento comunitário. O objetivo é fornecer aos aprovados as habilidades e conhecimentos necessários para desempenharem suas funções de forma eficiente e segura.
O prefeito Ramon Gidalte esteve presente nesta segunda-feira (31), no primeiro dia de atividades e ressaltou a importância de projetos voltados para o público da melhor idade. Além de valorizar quem contribuiu para a história da cidade, a iniciativa do Programa Guarda Sênior promove a reinserção na sociedade, permitindo que os participantes estejam na linha de frente da gestão, ouvindo demandas e orientando a população.
O programa também busca promover a integração entre gerações, pois os guardas seniores trabalharão em conjunto com a Guarda Civil Municipal, compartilhando suas experiências de vida e contribuindo para uma abordagem mais inclusiva dos desafios enfrentados pela comunidade.
Durante o curso de formação, os aprovados receberão treinamento especializado em noções de direitos humanos, mediação de conflitos, primeiros socorros e legislação municipal. Para o secretário municipal de Segurança Pública, Wellington Lima, a participação dos idosos no programa representa uma oportunidade única de "reintegrá-los" à vida ativa da cidade e permitir que contribuam para a sociedade de forma significativa mesmo após a aposentadoria.
Aprovada pela segunda vez, Dinorah Bonfim Ferreira elogiou a iniciativa da atual gestão de retomar o programa Guarda Sênior. Para ela, o programa é uma benção em sua vida, permitindo conhecer novas pessoas, trocar experiências e sair mais de casa. Dinorah garantiu que participará com afinco e dedicação.
O Programa Guarda Sênior, com sua proposta inovadora e integradora, tem o potencial de fortalecer a segurança pública local e proporcionar um ambiente mais acolhedor e inclusivo para toda a comunidade de Rio das Ostras.