Casimiro de Abreu - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) intensificou o combate ao tráfico de drogas em Casimiro de Abreu, cumprindo 12 mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (4), em ação coordenada pela Promotoria de Justiça local e pela Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ). Os alvos da operação são investigados por integrarem o Comando Vermelho, facção criminosa com atuação em diversas regiões do estado.
De acordo com o MPRJ, a cidade tem sido usada como rota ativa no tráfico interestadual de entorpecentes. Os mandados, expedidos pelo Juízo da Vara Única de Casimiro de Abreu, foram executados nos bairros Vila Mataruna, Santa Ely, Village, São Sebastião e Jardim Aparecida, com apoio da Polícia Civil, por meio da 121ª DP (Casimiro de Abreu) e da 128ª DP (Rio das Ostras).
As investigações começaram a partir de denúncias que apontavam o crescimento do tráfico na região. Um dos episódios que motivaram a operação foi a prisão de duas mulheres em 23 de março, nas imediações da Rodoviária Novo Rio. Elas transportavam mais de três mil pinos de drogas com inscrições que faziam alusão ao Comando Vermelho e ao chamado “CPX de Casemiro”, destino final do material.
Segundo a Promotoria, entre 2024 e 2025 foram registrados 60 boletins de ocorrência relacionados à apreensão de entorpecentes na cidade, confirmando o avanço do crime organizado e a necessidade de ações mais rigorosas. O material recolhido na operação passará por análise e poderá reforçar futuras denúncias.