Vestidos como super-heróis, profissionais da saúde acolhem as crianças antes das cirurgias no Hospital Ângela MariaFoto: Divulgação

Casimiro de Abreu - Casimiro de Abreu deu um passo importante no acolhimento infantil dentro do ambiente hospitalar. No Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes, um projeto criativo e afetuoso vem transformando a experiência das crianças que precisam passar por procedimentos cirúrgicos. Inspirada na imaginação e no universo dos quadrinhos, a unidade implantou o “QG dos Super-Heróis da Saúde”, uma ação que faz toda diferença no momento de encarar o centro cirúrgico.
A proposta, idealizada pela equipe da direção do hospital, é simples, mas poderosa: ao entrar no centro cirúrgico, os pequenos pacientes são recepcionados por profissionais caracterizados como personagens icônicos como Hulk, Capitão América, Batman, Homem de Ferro e Mulher Maravilha. O objetivo é reduzir a ansiedade e o medo, fazendo com que o processo, naturalmente delicado, seja visto com mais leveza e segurança.
Segundo a diretora da unidade, Luana Silva, a ação vai além do aspecto visual. “Essa abordagem lúdica transforma a atmosfera do hospital. É uma forma de acolher, de mostrar que, mesmo em um ambiente de cirurgia, existe cuidado, carinho e empatia. As crianças ganham mais confiança e os pais também se sentem mais tranquilos”, afirma.
Além de trazer conforto emocional aos pacientes infantis, o projeto reforça o papel fundamental dos profissionais de saúde, que se tornam verdadeiros heróis fora dos quadrinhos. A ação também fortalece o vínculo entre equipe médica e pacientes, promovendo uma experiência hospitalar mais humana e positiva.
O “QG dos Super-Heróis” é mais um exemplo de como atitudes criativas e sensíveis podem transformar o dia a dia da saúde pública, mostrando que empatia e acolhimento também curam.