Cleber Ferreira e Gilson Paixão levaram as propostas de Casimiro de Abreu ao encontro realizado em Arraial do CaboFoto: Divulgação

Casimiro de Abreu - Casimiro de Abreu deu um passo estratégico ao participar da primeira reunião para criação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, realizada em Arraial do Cabo. A iniciativa pretende mudar o rumo do crescimento regional ao unir municípios com características econômicas e sociais semelhantes em busca de soluções conjuntas para geração de emprego, atração de investimentos e qualificação de mão de obra.
Representado pelo subsecretário de Fazenda, Cleber Ferreira, e pelo assessor de Desenvolvimento Econômico, Gilson Paixão, Casimiro passa a integrar um grupo com outras nove cidades, como Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Saquarema e Rio das Ostras. A expectativa é que o consórcio amplie o poder de articulação das prefeituras na busca por verbas federais e estaduais, além de facilitar o acesso a projetos estruturantes de longo prazo.
Cleber Ferreira acredita que o consórcio pode acelerar avanços significativos, como a instalação de novos polos empresariais, parcerias público-privadas e incentivos fiscais coordenados. Para o município, isso representa a possibilidade de sair do isolamento administrativo e passar a influenciar diretamente decisões regionais que impactam o turismo, a indústria e os serviços. Segundo os articuladores, o próximo passo será a elaboração de um estatuto conjunto e o início de projetos integrados com foco no desenvolvimento sustentável.