Risco no turismoDivulgação
27.850 tentativas de homicídios. Em relação a 2021, houve aumento nas ocorrências de estupro, furto de veículo e lesão corporal seguida de morte. E houve queda nos demais. Os dados são do Ministério da Justiça, e correspondem ao período de janeiro a novembro. Os números do último mês do ano e de 2023 ainda não estão disponíveis.
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, entregou à Casa Civil um escopo do que já realizou nestes três meses. Entre obras de linhões e novas subestações prometidas, avisou que criou um comitê de gerenciamento de crise energética para apoio ao Operador Nacional do Sistema, e que recuperou 23 torres de linhões atingidas por vândalos. É um pouco do que Lula da Silva vai mostrar no balanço dos 100 dias.
A filantropia premiável – modalidade do segmento de capitalização que destina parte de sua arrecadação para instituições filantrópicas – está entre os maiores financiadores de projetos sociais do Brasil. Em 2022, um total de R$ 1,48 bilhão foi destinado a instituições, crescimento de 12% sobre o ano anterior, de acordo com a Federação Nacional de Capitalização (Fenacap).
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), presidida pelo deputado Paulo Alexandre (PSDB-SP), chamou para si a responsabilidade de mobilizar entidades do trade turístico sobre a nova regra que vai obrigar o visto para cidadãos de Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos entrarem no Brasil a partir de 1º de outubro. Há uma preocupação de vários setores de que o turismo no País vai ser prejudicado. Haverá debates com representantes do MTur, Itamaraty, CNC e ABIH.
Antes de embarcar para a China na segunda-feira, o presidente Lula da Silva deixou um dever de casa para os ministros que vão ficar: quer um dossiê completo na Casa Civil na 1ª semana de abril, para ler e preparar seu discurso sobre os 100 dias de Governo. Ele quer lotar o Palácio até dia 10 e focar no Novo PAC. O problema é que muitas obras que estão em fase de conclusão ou avançando foram investimentos de... Jair Bolsonaro.
A redução do teto de juros dos consignados dos aposentados e pensionistas do INSS, de 2,14% para 1,70% /mês, decidida pelo Conselho da Previdência, é encarada internamente pelo Governo como um pontapé para redução geral dos juros da economia, a despeito da gritaria dos bancões que interromperam os créditos. Mesmo que o BC não tenha ainda reduzido a Selic, palacianos acreditam que será questão de
tempo.
ESPLANADEIRA
# Bia Santos, CEO da Barkus, foi homenageada no prêmio Mulheres Exponenciais 2023. # Relaxmedic recebe certificação LVCM 2023, da Intuix. # Empresário Julian Tonioli foi nomeado CEO da Auddas. # Brasilcap, Fundação Abrinq e Promolíder criam "Bem da Sorte" - produto de filantropia premiável. # Projeto Social Entrepreneurship Program, da Alicerce Educação, prepara jovens para trabalho voluntário. # 100 Open Startups participa, entre dias 29 e 31, do South Summit Brazil, em Porto Alegre/RS.
Colaboraram Carolina Freitas, Danielle Souza e Izânio Façanha (charge)
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.