Charge da coluna EsplanadaDivulgação

A situação dos Mauros Cid – pai e filho – pode se complicar nas próximas semanas com o direcionamento que a Polícia Federal já realiza, na investigação, sobre a passagem do general Mauro Lourena Cid pelo escritório da Agência de Exportação Brasileira (APEX) em Miami (Flórida). O Tribunal de Contas da União já abrira investigação havia dois meses para passar uma lupa na gestão do general no escritório norte-americano, onde tinha salário de quase US$ 10 mil. Cid pai reinava por lá – e a PF agora apura se a APEX foi entreposto para a negociação das joias presenteadas por chefes de Estado a Jair Bolsonaro, e negociadas por Cid filho. Existe um claro caminho traçado por Miami para essas joias. Os investigadores querem saber qual o papel de Cid pai na APEX e se há vestígios da trama rocambolesca de Bolsonaro.
Rota das urnas
A partir de documentos recolhidos na casa do coordenador de inteligência e contrainteligência da ANTT, a Polícia Federal conseguiu confirmar que o servidor cumpria ordens do diretor-geral, Rafael Vitale, que o recrutou. A PF quer saber, agora, até que ponto a direção-geral da ANTT esteve envolvida no escândalo da interferência das eleições de 2022.

Urânio
A PF está no rastro de um suposto tráfico internacional de urânio envolvendo um órgão oficial do governo. O caso, que já era investigado há meses, ganhou contornos diplomáticos e acompanhamento de autoridades internacionais com extravio de oito gramas de urânio enriquecido em duas ampolas, de dentro das Indústrias Nucleares do Brasil, em Resende.

Abaixo de zero
O Brasil estreou no surfe e skate com medalhas nos Jogos de Tóquio, mas o Ministério do Esporte quer mesmo é investir na turma do gelo, com vistas às Olimpíadas de Inverno. A despeito de o surfe ser agraciado com 28 bolsas para atletas, nenhuma foi para a modalidade sobre rodas. O governo aprovou 24 bolsas para atletas de curling (hein!?). Outras seis bolsas para o bobsled; 30 para hockey no gelo.
Jader & Renan 3.0
O retorno de Lula ao poder ressuscitou dois caciques que voltam mais poderosos em Brasília: Jader Barbalho e Renan Calheiros. Ambos senadores, assistem à desenvoltura dos herdeiros Helder (governador) e Jader (ministro); e Renan (ministro).
Caserna
Com grandes empreiteiras respirando por aparelhos após a Lava Jato, o governo admite manter o Exército como executor de obras de infraestrutura. General Rogério Cetrim é hoje o responsável pelo EB.

ESPLANADEIRA
# Instituto Éden recebeu ação voluntária da Vivo na sexta-feira. # Levantamento do Observatório do Racismo mostra que casos de racismo nos torneios da Conmebol aumentaram 50% em relação a 2022. # Zoho abre inscrições para programa 'Zoho for Startups Brasil'. # Hospital Alemão Oswaldo Cruz abre inscrição para Programa de Voluntariado. # Expoflora, de Holambra, acontece em São Paulo até o dia 24 de setembro. # RecargaPay e MetrôRio lançam venda de passagens por QR Code.