As mudanças ocorridas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após a reforma da Previdência em 2019 continuam afetando os trabalhadores que desejam se aposentar. É crucial saber o que mudou para se adaptar às novas regras e conseguir se aposentar com tranquilidade. A partir de 2023, as mulheres terão que se adequar à nova regra de idade mínima para a aposentadoria por idade. Isso aumentou em seis meses, chegando a 62 anos de idade. Já para os homens, a idade mínima se mantém em 65 anos desde 2019. O tempo mínimo de contribuição é de 15 anos para ambos os gêneros. Entenda todas as mudanças e confira dicas que te ajudarão a se aposentar mais cedo pelo INSS.

As regras do INSS para aposentadoria mudaram e é preciso estar atento para se adequar aos novos parâmetros na hora de dar entrada no pedido do seu benefício.
No que diz respeito à aposentadoria por tempo de contribuição, houve um aumento na pontuação exigida para a concessão do benefício. Mulheres precisam atingir 90 pontos e homens 100 pontos a partir de janeiro de 2023. Também foi estipulada uma idade mínima inferior para quem tem um longo período de contribuição. Agora, mulheres precisam ter, no mínimo, 58 anos e homens, 63 anos. Além disso, o tempo mínimo de contribuição é de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.
Apesar das mudanças, é possível encontrar estratégias para se aposentar mais cedo e garantir um futuro tranquilo. Confira algumas dicas abaixo: 1. Planejamento financeiro: Tenha um planejamento financeiro detalhado e focado na sua aposentadoria. Economize e analise suas despesas para saber quanto terá disponível no futuro. 2. Contribuição adicional: Se possível, contribua além do tempo mínimo exigido. Isso garantirá um benefício maior na aposentadoria. 3. Aposentadoria complementar: Invista em outros planos de aposentadoria, como previdência privada ou fundos de pensão, para complementar seu benefício. 4. Assessoria especializada: A ajuda de um profissional especializado em previdência pode fazer toda a diferença para aposentar mais cedo, considerando seu perfil e histórico de contribuição do INSS. 5. Direito adquirido: Se em 2022 você já tinha direito à aposentadoria e não fez a solicitação, não se preocupe, ainda é possível se aposentar pelas regras anteriores às mudanças na Previdência. Com essas informações, você poderá compreender melhor as mudanças ocorridas na aposentadoria e se planejar adequadamente para se aposentar de acordo com as novas regras do INSS. Não deixe de consultar um especialista para esclarecer
dúvidas e garantir seu benefício da melhor forma possível.
Para saber mais informações sobre o INSS, economia e finanças, você pode me acompanhar no
meu canal no YouTube João Financeira e meu perfil no Instagram @joaofinanceiraoficial.