Regulamentação de juros diferenciados para taxistas fluminenses é pauta em indicação legislativa do deputado Dionísio Lins (PP)Foto: Daniel Castelo Branco

O presidente da Comissão de Transportes da Alerj, Dionísio Lins (PP), encaminhou um pedido ao governador Cláudio Castro (PL), na última quarta-feira (22), para que taxistas regulamentados tenham condições especiais de financiamento e refinanciamento de seus veículos junto à Caixa Econômica Federal — as cláusulas para atender a indicação legislativa devem ser definidas por meio de um convênio entre a instituição e o Executivo fluminense. A proposta leva em conta o modelo e ano do veículo para que os motoristas possam obter juros diferenciados no financiamento para compra, reforma ou modernização dos táxis.

Segundo o parlamentar, a medida foca em garantir uma frota mais moderna, atendendo tanto aos usuários quanto aos profissionais. “O Rio é um dos principais destinos turísticos do mundo, e o taxista pode ser considerado o porta-voz da cidade, sendo responsável por transportar esses milhares de turistas que chegam pelos aeroportos e rodoviárias. Por isso a importância de se ter uma frota sempre em ótimas condições, já que a vida útil dos táxis que rodam na cidade está comprometida em razão da péssima conservação das vias existentes, fazendo com que esses profissionais tenham um gasto elevado com a manutenção de seus veículos. Portanto, a possibilidade de um financiamento e refinanciamento dentro de condições que esses profissionais possam honrar fará com que a frota esteja sempre atualizada”, declara.
*Colaborou o estagiário Gustavo Braz, sob a supervisão de Aline Macedo.