O secretário municipal de Educação, Renan FerreirinhaDivulgação

Em seu primeiro mandato como deputado estadual, na legislatura passada, Renan Ferreirinha foi convidado para ser secretário de Educação de Eduardo Paes, cargo que ocupa até hoje. Recentemente, foi nomeado vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais, que foca em levar demandas educacionais para o governo federal. Em entrevista a O DIA, Ferreirinha fala sobre as ações da Secretaria na retomada do ensino pós-Covid."Fomos os primeiros a voltar com aulas presenciais em larga escala. Defendemos a escola como central para a vida, e implementamos um programa de para garantir que nenhum aluno ficasse para trás".
O DIA: Quais eram as suas metas ao aceitar o convite para se tornar secretário, e o que o senhor fez para alcançá-las?
Renan: Meu maior objetivo era enfrentar o desafio da educação na pandemia, com as escolas fechadas por mais de um ano. A reabertura gradual e segura, baseada em evidências científicas, foi uma grande luta. Agora, o nosso grande propósito é posicionar o Rio como exemplo de educação pública, e para isso contamos com apoio da Unicef. Investimos em ideias inovadoras, como o Ginásio Experimental Tecnológico (GET), que mistura diferentes áreas do conhecimento para uma educação baseada em habilidades. Nosso planejamento inicial era criar 22 GETs, mas o prefeito já aumentou a meta para 200. Pretendemos fechar o ano com mais de 70 funcionando. Na Olimpíada de Matemática, o prêmio é uma viagem. Queremos mostrar aos alunos, especialmente aqueles de comunidades desfavorecidas, que eles podem alcançar qualquer objetivo se tiverem oportunidades. O poder do exemplo é muito impactante.
O que tem sido feito para reduzir o déficit dos alunos da rede pública após a pandemia?
Fomos a primeira cidade do país a retomar aulas presenciais em maior escala, colocando a volta às salas como prioridade, junto com São Paulo. Defendemos a escola como central para a vida da sociedade, e implementamos um programa de busca ativa para garantir que nenhum aluno ficasse para trás. Também fizemos parcerias com instituições como CRAS e conseguimos o reajuste do Programa Nacional de Alimentação Escolar para motivar o retorno, pois sabemos que muitas famílias passam por necessidades que acabam dificultando o acesso à escola. Agora, nosso foco está em ações pedagógicas como o Gestão de Resultado de Aprendizagem, tripé composto por material didático, formação continuada e avaliação para identificar as necessidades dos alunos.
Como a secretaria tem lidado com a segurança das escolas?
Lamentavelmente, a segurança nas escolas se tornou uma preocupação constante na Educação. Para lidar com essa questão, intensificamos as ações do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap), que atua diretamente nas escolas, oferecendo suporte psicológico e social. Com uma equipe de mais de 200 profissionais, como psicólogos e assistentes sociais, o Niap auxilia no enfrentamento de situações traumáticas e trabalha na compreensão das angústias dos alunos. Essa iniciativa, juntamente com obras das Secretarias de Saúde e Assistência Social, contribui para a abordagem socioemocional e superação dos momentos de tensão.
E a questão das escolas nas áreas de risco?
Estabelecemos protocolos robustos para lidar com esses casos. Em parceria com a Cruz Vermelha, realizamos treinamentos, desenvolvemos protocolos de ação e capacitamos profissionais para agir de forma rápida e eficiente. Além disso, lançamos o aplicativo Escola Segura, no qual os diretores podem relatar diferentes situações de risco, permitindo a prevenção e contenção de problemas. Também reconhecemos a importância de abordar a saúde mental de forma aberta e dialogar sobre o assunto sem que seja um tabu. Estabelecemos parcerias com a polícia, realizando ações conjuntas de inteligência para contribuir com a segurança da comunidade escolar. Trabalhamos em estreita colaboração com o governo estadual, federal, Ministério da Justiça e com a Secretaria Estadual de Educação para enfrentar essa situação de forma coletiva, considerando as diferentes variáveis envolvidas. A segurança de nossos alunos e profissionais é uma prioridade consolidada.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.