O objetivo do projeto é imortalizar a memória de Santiago por meio da construção de uma estátua no Centro do RioDivulgação

O deputado estadual Anderson Moraes (PL) protocolou um projeto de lei autorizativo para a construção de um monumento em homenagem ao cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, da TV Band, morto na cobertura de protestos contra a corrupção, em 2013. A proposta foi publicada no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (7), coincidindo com o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa.

O objetivo do projeto é imortalizar a memória de Santiago por meio da construção de uma estátua no Centro da cidade, local onde o jornalista perdeu a vida enquanto registrava os protestos. Segundo o texto, o monumento deverá conter uma inscrição simbólica em defesa da liberdade de imprensa e contra a violência aos profissionais. Na justificativa do projeto, Moraes ressaltou a importância da homenagem e solicitou o apoio de seus colegas parlamentares. A proposta seguirá para tramitação na Assembleia Legislativa. Vale lembrar que por se tratar de um projeto autorizativo, cabe ao Executivo realizar ou não a construção do monumento.
*Colaborou o estagiário Gustavo Braz, sob supervisão de Aline Macedo.