Ucrânia foi reconhecida recentemente como líder em avanços digitaisPixabay

A Câmara dos Deputados está buscando referências na Ucrânia, país recentemente reconhecido como líder em avanços digitais, na tentativa de impulsionar a digitalização e a desburocratização em território brasileiro. O tema é pauta de uma audiência pública realizada pelo Grupo de Trabalho de Digitalização na tarde desta terça-feira (20), que tem como objetivo discutir o uso da tecnologia na administração tributária.

Inspirado pelos progressos alcançados pela Ucrânia, o deputado Lopes (PP), presidente do GT, convidou o economista José Roberto Afonso para apresentar no encontro uma lista de medidas adotadas pela Ucrânia que possam ser replicadas no Brasil.

O parlamentar ressalta a conquista do país que passa por conflitos intensos com a Rússia de Vladimir Putin. “Vocês sabem qual foi o país que mais se desenvolveu na área digital e que tem o governo mais digital do mundo? A Ucrânia, mesmo com todas as adversidades. Nós temos potencial para tornar o Brasil muito mais digital do que já é”, declara Lopes.
*Colaborou o estagiário Gustavo Braz, sob supervisão de Aline Macedo.