Inauguração da Sala Lilás na AlerjJulia Passos / Alerj

Em 100 dias de funcionamento, a Sala Lilás da Alerj atendeu 72 mulheres — algumas, recebidas mais de uma vez. E o perfil racial de quem sofreu diversos tipos de violações, de assédio moral no trabalho a violência doméstica, indica que a grande maioria das vítimas é negra: 75,6%, sendo 56,1% pretas e 19,5% pardas. Além do encaminhamento das vítimas a instituições parceiras da Comissão da Mulher para apoio psicológico e da orientação para a formalização das denúncias, em registros de ocorrência, o colegiado presidido por Renata Souza (PSOL) também voltou os olhos para o Legislativo. Uma das linhas é trabalhar para que as recomendações das CPIs do Feminicídio e do Hospital de Cabo Frio se tornem realidade, e as leis aprovadas, sejam cumpridas. 
 
Picadinho
A Peneira promove a ação gratuita "Poemas para viagem", nos dias 1º, 8 e 15 de julho, em cinco bairros da Zona Oeste. O projeto une afeto e poesia em espaços públicos.
O Paço Imperial apresenta, a partir do dia 5 de julho, a exposição Fio-ação, que vai ocupar o Terreiro do Paço com cerca de 300 obras da artista Mariana Guimarães.
O Sesc Ramos inaugura hoje, às 14h, a exposição "Experiência Cromática", com obras recentes e inéditas do artista Daniel Feingold. Entrada gratuita.