Lúcio Camilo, presidente do ProderjMarcelo Regua
Mestre em Administração Pública, Lúcio Camilo é especialista em Direito Público Aplicado, Gestão de Pessoas, Engenharia de Sistemas e em Gestão de Projetos de Software. Atuou como secretário-geral de Administração e subsecretário de Tecnologia da Informação no Tribunal de Contas do Estado. No Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio (Proderj) foi vice-presidente de Tecnologia e é o atual presidente. É autor dos livros "Governo Digital Exponencial" e "Gestão de TI na Administração Pública" e vencedor dos prêmios CIO Destaque (2018 e 2022) e Case de Sucesso (2020), organizados pela IT4CIO, além do Prêmio Ministro Gama Filho, concedido pela Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ.
SIDNEY: O OuvERJ é o canal oficial da Ouvidoria do Estado. Mesmo sendo por meio eletrônico, muitos cidadãos temem fazer denúncias. É possível o anonimato e acompanhar a denúncia?
LÚCIO CAMILO: O OuvERJ foi lançado pela Controladoria-Geral do Estado em parceria com o Proderj justamente para ampliar a transparência e facilitar o diálogo com a população. Mesmo sendo um canal eletrônico, o cidadão tem a opção de não se identificar ao registrar sua manifestação, seja denúncia, sugestão, reclamação, elogio ou solicitação. Nesse caso, é gerado um número de protocolo que permite o acompanhamento da demanda. Desde sua criação, o OuvERJ já registrou mais de 140 mil atendimentos, consolidando-se como uma ferramenta fundamental para a participação social e o fortalecimento da gestão pública transparente. O acesso é simples: basta entrar no site e registrar sua manifestação.
O programa "RJ Digital Municípios" visa desburocratizar e agilizar a gestão das prefeituras. Como funciona? Todos os 92 municípios do Rio aderiram?
A mudança promovida pela Secretaria de Transformação Digital e pelo Proderj também está chegando às prefeituras por este programa. A iniciativa visa implantar soluções digitais como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI-RJ), que otimiza processos internos e melhora o atendimento ao cidadão. Cidades como Angra dos Reis, Volta Redonda, Japeri, Resende e Piraí já utilizam o sistema, colhendo os benefícios de uma administração mais eficiente, segura e sustentável. Além das soluções tecnológicas, o programa capacita servidores municipais, garantindo que as equipes estejam preparadas para operar os novos sistemas. Atualmente, cerca de 70% dos municípios fluminenses já aderiram ao programa. A meta é apoiar as cidades na construção de uma gestão pública digital e conectada com as necessidades da população.
O Proderj busca eliminar os papéis no estado. Como anda o processo de digitalização?
O Governo do Estado tem avançado de forma expressiva na digitalização dos processos administrativos. Com o apoio da Secretaria de Transformação Digital e do Proderj, o SEI-RJ completou cinco anos no executivo estadual e soma cerca de 10 milhões de processos tramitados digitalmente. Essa transformação reduziu significativamente o uso de papel, contribuiu para a diminuição da emissão de CO₂ e impulsionou a transparência e a eficiência na gestão pública, otimizando serviços para a população e para o setor produtivo. O Sistema está hospedado no moderno Data Center do Proderj, considerado um dos melhores do setor público no país, e tem se consolidado como um modelo de inovação. Criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é referência nacional na modernização dos processos administrativos.
O Proderj integra os sistemas de diferentes áreas do estado. De que forma isso facilita a vida do cidadão?
A interoperabilidade entre sistemas, promovida pelo Proderj e demais órgãos, é essencial para integrar dados e informações. Esta conexão entre diferentes áreas do Estado permite oferecer serviços mais ágeis, seguros e acessíveis, reduzindo a burocracia e facilitando a vida do cidadão fluminense. O avanço do programa “RJ Digital Municípios”, fruto de parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é um exemplo de como o governo digital do Estado foca em todos os municípios, modernizando a gestão de forma ampla e inclusiva.
Quais os serviços oferecidos ao cidadão pelo Portal Integrado de Serviços Digitais?
O Portal reúne mais de 2 mil serviços voltados ao cidadão. É possível, por exemplo, consultar o IPVA, acessar o Boletim On-line, registrar crimes de forma on-line, reclamar no Procon On-line, emitir a primeira ou segunda via da Carteira de Identidade e consultar exames do Rio Imagem. Tudo está disponível na palma da mão, por meio do aplicativo RJ Digital, que facilita o acesso rápido e prático aos serviços públicos.
De que trata a nova plataforma SISREV/RJ?
A plataforma foi disponibilizada por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente. A iniciativa é um marco da transformação digital na gestão ambiental do Estado, reunindo funcionalidades como cadastro de empresas, submissão e análise de planos e relatórios, além do monitoramento de metas. O sistema promove mais agilidade, transparência e segurança no cumprimento da legislação de resíduos sólidos, contribuindo para o fortalecimento de uma economia mais sustentável.
Como a Inteligência Artificial vem sendo utilizada na gestão pública?
A IA tem sido uma aliada importante para tornar a gestão pública mais eficiente, acessível e inteligente. Para impulsionar ainda mais as soluções, a Secretaria de Transformação Digital conta com uma Subsecretaria dedicada à área de Dados e Inteligência Artificial. O tema é prioridade, com iniciativas desenvolvidas em parceria com órgãos como a CGE-RJ, voltadas à análise de dados, automação de processos, apoio à tomada de decisões e facilitar a vida do cidadão. Um exemplo é a inclusão do intérprete virtual em Libras no portal do Governo do Estado, que usa IA para traduzir textos, áudios e vídeos em tempo real, ampliando o acesso da população aos serviços digitais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.